Anac suspende operações da Noar para investigação

17/7/2011 - Panrotas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que suspendeu hoje, 17/07, de forma cautelar, as operações da empresa aérea de transporte regular Noar Linhas Aéreas S.A. A Anac recebeu informações da Rede Globo de Televisão de que a companhia aérea Noar estaria adotando práticas que podem ferir tanto o Código Brasileiro Aeronáutico (CBA) quanto as regras da agência.

Na tarde de ontem, 16/07, a Agência recebeu cópias escaneadas de possíveis anotações feitas pelos pilotos da empresa Noar relatando problemas técnicos recorrentes na aeronave de prefixo PR-NOA – aeronave da companhia não envolvida no acidente ocorrido em 13 de julho.

Essas anotações deveriam constar no livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (Diário de Bordo), conforme estabelecido no CBA, e confeccionado de acordo com as orientações da Instrução de Aviação Civil 3151. O Diário de Bordo é um dos itens averiguados pela Anac em suas fiscalizações, sejam elas programadas ou não.

Diante das informações recebidas, a agência decidiu suspender temporariamente as operações da empresa até constatar a veracidade das informações junto aos responsáveis. Para tanto, é necessário que o documento recebido pela emissora seja encaminhado para a área técnica responsável para análise mais detalhada. Essas informações serão anexadas ao processo administrativo que a Anac abriu no dia 13/07 (data em que uma das duas aeronaves da empresa se acidentou) para verificar as condições técnicas operacionais da aérea.

O resultado da análise poderá, se procedente, gerar a aplicação de penalidades cabíveis (de multa até cassação da licença da empresa). Caso seja verificada a ausência de irregularidades, a empresa poderá ser liberada para a continuidade das operações.

A Anac informa que a medida adotada é cautelar e visa resguardar a segurança dos passageiros diante das informações apresentadas. Não se configura conclusão sobre irregularidade praticada pela empresa, o que será verificado no processo em curso.
os voos de hoje; veja comunicado

Panrotas