Aeroporto de Brasília recebe licença ambiental para ampliação

03/08/2011 - Portal 2014

Início das obras ainda depende da licença de instalação; licitação deve ocorrer em outubro

O aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, recebeu ontem (2) a licença ambiental prévia para a ampliação do terminal de passageiros. O início das obras ainda depende de licença de instalação concedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram).

Segundo a Infraero, o processo de licitação deve ocorrer em outubro, no modelo de concessão, que constituirá uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). Ela será constituída por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero.

A empresa vencedora vai reformar e operar o aeroporto. O mesmo modelo será usado nos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e de Cumbica, em São Paulo.

De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz, há empenho para o início das obras. "Queremos dar condições para a Infraero começar seu trabalho o mais rápido possível", afirmou.

Com 80 mil m², a capacidade do terminal é de 10 milhões de passageiros por ano. Após a intervenção, orçada em R$ 749 milhões, a área total passará a 170 mil m², comportando 25 milhões de usuários.

No ano passado, 14,3 milhões de passageiros estiveram no aeroporto, um crescimento de 17,2% em relação ao ano anterior (12,2 milhões).

Siga o Portal Copa 2014 no twitter: http://www.twitter.com/portalcopa2014