Folha de São Paulo
São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2011
TAM e Azul oferecem programas de TV
Principal atrativo da TAM é o serviço de telefonia móvel, que deve ser ampliado de 4 para 31 aviões até 2012
Serviço de TV ao vivo da Azul, prometido desde a criação da empresa em 2008, ainda não tem data para sair do papel
DE SÃO PAULO

O principal atrativo da TAM nos voos domésticos é o serviço de telefonia celular.
Lançado no fim do ano passado, ele ainda está limitado a quatro aeronaves, mas a companhia promete ampliar para 31 aviões até o início do ano que vem.
Parceria com a empresa de tecnologia OnAir, o serviço engloba dados e voz, mas ainda é caro. O passageiro paga como se estivesse em roaming internacional, e a fatura vem na conta de telefone. Os preços variam de acordo com a operadora.
Nos voos domésticos, a TAM também oferece monitores de televisão espalhados pelos aviões, com áudio em cada poltrona. O conteúdo, gravado, é produzido pela TV TAM nas Nuvens.
No final de julho, a companhia anunciou que levará o serviço OnAir para seus voos internacionais, em todas as classes. Assim como no doméstico, o serviço será pago.
Por meio da conexão de telefonia, o passageiro poderá falar ao telefone ou acessar a internet a partir de seus próprios aparelhos (smartphones, tablets ou notebooks). Os aviões também terão sinal Wi-Fi pago.

A promessa é que o serviço comece a ser oferecido em um ano. Novas aeronaves já virão com o equipamento instalado. Até 2018, a expectativa é que 80 aviões tenham algum tipo de conectividade a bordo.

TV AO VIVO

Desde que foi lançada, em dezembro de 2008, a Azul promete oferecer TV ao vivo a bordo das aeronaves. O sistema seria similar ao desenvolvido pela americana Jetblue, empresa criada por David Neeleman, dono da Azul.

No entanto, problemas tecnológicos atrasaram a implementação do sistema, e a companhia parou de fazer previsões sobre datas de lançamento. Há cerca de dois meses, porém, foi firmada uma parceria com a Sky, que será a provedora de conteúdo. "A SKY e a Azul divulgarão, em breve, mais informações sobre essa novidade", afirmou a Azul, por meio de sua assessoria.
Todos os aviões da Embraer usados pela Azul oferecem monitores individuais de video. Há sete canais de conteúdo gravado, com programações de Multishow, GNT, SportTV, Nickelodeon e outros. (MARIANA BARBOSA)