Avianca prevê expansão de 70% no próximo ano

13/12/2011 - ZERO HORA

Novos aviões, ampliação de frequências e da malha aérea se somam para a Avianca projetar crescimento de 70% no número de passageiros transportados no próximo ano sobre 2011. A projeção é alcançar em 2012 cerca de 5,4 milhões de usuários nos 147 voos diários para 22 destinos no país e um no Exterior.

Até 2 de janeiro, a companhia terá quatro novos Airbus A320 em voo. O primeiro dessa encomenda entrou em operação na sexta-feira, fazendo a rota Porto Alegre-Recife, com escalas em São Paulo (Guarulhos) e Brasília. Com capacidade para 162 passageiros, o A320 amplia a oferta de assentos no primeiro horário dessa linha. Além de zero-quilômetro, os novos Airbus têm um completo sistema de entretenimento, com telas individuais e conexão USB.

Em 2012, ainda chegarão mais cinco A318 (a partir de maio), com capacidade para 120 passageiros, somando-se aos cinco já em operação. Nesse caso, são aviões que estavam voando na companhia chilena Lan. A ampliação da frota faz parte de investimento de R$ 2,7 bilhões até 2016.

Conforme Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e de marketing da empresa, o mercado de aviação deve continuar com avanço expressivo em 2012, entre 8% e 9%:

– A classe média se acostumou a viajar de avião.

Ainda de acordo com o executivo, 70% das passagens na Avianca são pagas por meio de cartão de crédito, em até cinco parcelas. Cerca de 65% dos usuários da empresa são pessoas que viajam a trabalho. Esse segmento é puxado pelos voos entre Rio e São Paulo. Os novos aviões serão utilizados para ampliar a oferta de assentos nas rotas já realizadas, principalmente para o Nordeste. A única nova operação prevista para 2012 é o voo para Maceió. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, a companhia voa para Passo Fundo.

– Vamos fortalecer nossos destinos – explica Gargioni.