Aeroporto de Belém terá free-shop da Aldeasa

23/06/2012 - Panrotas

O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, espera que a negociação com a Tap para um voo direto seja bem sucedida
Biaphra Galeno

BELÉM – O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans ganhará um free-shop. De acordo com o superintendente do terminal, Samuel Sales, a empresa espanhola Aldeasa ganhou o processo licitatório e terá duas unidades no local: nas áreas de desembarques nacional e internacional. As lojas já iniciaram as instalações.

A movimentação do aeroporto é de 3 milhões de desembarques por ano, mas tem capacidade de receber até 7 milhões. Ainda assim, há licitações de modernização e ampliação. “Teremos um novo acesso ao embarque internacional, sendo que, atualmente, temos apenas um com dois módulos”, antecipou Sales.

Além do novo acesso, reformas na pista e outras, operacionais, também estão em processo licitatório. “Mudanças como estas vão potencializar nossas operações e prover uma forma mais adequada de atender os nossos visitantes”, disse o superintendente do terminal.

EXTERIOR
O Aeroporto Internacional de Belém recebe dois voos internacionais diretos atualmente, a partir de Caiena, na Guiana Francesa, com a Air Caraibes, e de Zanderij, que fica a 40 quilômetros de Paramaribo, capital do Suriname, com a Surinam Airways.

A Tap estava em negociação para manter uma frequência direta para Lisboa, porém, com a mudança do governo estadual, em 2010, não houve continuidade. O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, afirma que o governo atual tem interesse em um voo da companhia, mas apontou dois pontos que dificultam a entrada da aérea no Estado: “O processo de privatização pelo qual passa a Tap e a crise financeira na Europa”.

Recentemente, a Tap anunciou que suspenderia temporariamente os voos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Um dos pontos principais alegado era a falta de um free-shop. A companhia, no entanto, decidiu adiar a suspensão posteriormente. À época, o aeroporto de Viracopos, também passava por um processo licitarório.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Setur-PA e Paratur