Aeroporto de Aracati (CE) é inaugurado por autoridades

04/08/2012 - Panrotas

O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati (CE), a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza, foi inaugurado neste sábado, 4, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador do Ceará, Cid Gomes, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e diretores da Tam Executiva. Localizado às margens da rodovia CE-040 e vizinho à praia de Canoa Quebrada, o equipamento está apto a receber aviões de grande porte, como o Boeing 737.

De acordo com Maia, a obra faz parte de uma série de investimentos em macroestruturas que visam desvincular os polos turísticos de Fortaleza. “O turismo do Ceará só cresce de forma sustentável se tivermos vários produtos turísticos, além e independentes de Fortaleza, embora complementares”, ressalta.

Com recursos do Ministério do Turismo e do governo do Ceará, o equipamento demandou investimentos de R$ 24 milhões e já tem pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. Apenas o terminal de passageiros está em fase de acabamento.

O ministro do Turismo não poupou elogios ao Estado do Ceará, o segundo que mais recebeu recursos via MTur desde sua criação, atrás apenas de São Paulo. "São recursos que vêm, em sua maioria, das emendas parlamentares, o que mostra um comprometimento dos deputados cearenses com o turismo", disse Gastão Vieira ao PANROTAS.

ESTRUTURA
A pista de pouso do aeroporto tem 1,8 mil metros por 30 metros de largura, com mais 400 metros de área de escape, totalizando 2,2 mil metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, o aeroporto pode operar 1,2 mil movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

A assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o governo do Estado e a Tam Aviação Executiva, celebrado em abril, oficializou a instalação de um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da Tam no Aeroporto de Aracati.

Esta base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes.