Mais próximo do cliente: companhias aéreas investem em novas tecnologias e redes sociais

03/08/2012 - Zero Hora

Check-in pelo celular, novas rotas e acomodações melhores para os viajantes
Foto: Daniel Marenco, Banco de Dados

TAM oferece check-in pelo celular em todo o País

A TAM iniciou a operação do seu check-in pelo celular em todo o País. Agora, todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por voos domésticos da companhia estão habilitados para oferecer a opção que dispensa a impressão do cartão de embarque.

O check-in no site da empresa, ou por meio do aplicativo TAM Mobile, pode ser efetuado a partir de celulares, computadores ou tablets conectados à internet. Em seguida, o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional.

Para entrar na sala de embarque no aeroporto, ele deve acessar este cartão em seu celular ou tablet e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código é feita diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão da companhia em caso de despacho de bagagens. Nessa circunstância, o passageiro tem um atendimento no aeroporto exclusivo para quem já efetuou o seu check-in.

TAM será pioneira na operação de voo diário sem escalas entre Rio de Janeiro e Orlando

A TAM recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar, diariamente, um voo direto sem escalas (ida e volta) entre Rio de Janeiro/Galeão e Orlando. Esse tipo de ligação entre as duas cidades, de maneira regular, é inédito na história da aviação. O início das operações será dia 12 de novembro.

Site da Air France é reformulado para facilitar navegação

Com informações mais claras e visíveis, os sites da Air France foram redesenhados e oferecem agora uma nova interface gráfica na página inicial. Essa nova versão foi especialmente desenhada para garantir uma ótima exibição das informações nos telefones celulares e tablets (especialmente iPhones, iPads, Android e Blackberry), atendendo assim às necessidades dos viajantes que utilizam internet móvel. Além disso, uma seção é dedicada às mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram.

GOL cria perfil no Instagram

A GOL lançou mais um perfil nas redes sociais. Desta vez, é a vez da rede de compartilhamento de fotos Instagram. Para comemorar, a companhia colocou no ar o concurso cultural "Meu Destino GOL", que vai premiar a melhor imagem enviada pelos usuários com uma passagem de ida e volta para qualquer lugar do Brasil, uma miniatura dos aviões da empresa e uma ecobag.

Para participar, basta baixar o aplicativo Instagram no celular (disponível para iPhone e Android), seguir o perfil @VoeGOLoficial, tirar uma foto que mostre um destino GOL e publicá-la até o dia 5 de agosto com as hashtags #meudestino e #VoeGOL. Vale usar os filtros disponíveis no aplicativo com criatividade. Veja o regulamento completo no site.

American Airlines inaugura novas instalações de chegadas internacionais para atender clientes no aeroporto internacional de Miami

Clientes internacionais da American que chegam ao Aeroporto Internacional de Miami desfrutarão dos benefícios da infraestrutura de ponta das novas instalações, incluindo liberação mais rápida e conexões mais fáceis.

Localizado no Terminal D da American, as novas instalações possuem 72 fileiras para controle de passaporte que podem processar dois mil passageiros por hora e reduzir o tempo de espera em até 15 minutos. Também há seis fileiras dedicadas para os membros do programa Global Entry, que acelera a entrada para viajantes que se registraram junto à Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

ZERO HORA