Fim da Webjet faz voo de Porto Alegre a Floripa durar 5 horas

15/12/2012 - Folha de São Paulo

Passageiros receberam opção de trocar voo direto de uma hora por outro com escala
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

O fim das operações da Webjet, em 23 de novembro, transformou um voo de uma hora, de Porto Alegre a Florianópolis, em cinco, com escala em Guarulhos.

Essa foi a opção dada a alguns passageiros que compraram bilhetes da Webjet para voar em 29 de dezembro. Faltando menos de um mês para a viagem, o engenheiro Rafael Lopes recebeu a notícia do cancelamento de seu voo e da opção com escala em Guarulhos.

"É um absurdo fazer uma escala em Guarulhos para ir para Florianópolis", diz Lopes. Ele conta que foi preciso fazer "algumas ligações" para conseguir falar com o setor de reacomodação e tentar um assento em voos de outras empresas, mas que estava difícil encontrar lugar.

"A empresa ficou de me retornar, mas só depois que eu fui para as redes sociais e o site Reclame Aqui é que entraram em contato", afirma Lopes. A Gol diz que entrou em contato com o passageiro três vezes antes de ele retornar a ligação.

Anteontem, Lopes conseguiu remarcar a passagem, para um voo direto da própria Gol. "Acho que colocaram um voo extra pois no começo não tinha essa opção. Agora vou chegar mais cedo até."

A bancária Bruna Salton, que voaria no mesmo voo de Lopes, também recebeu a opção via Guarulhos. Mas preferiu o reembolso integral (R$ 158,56). "É um transtorno absurdo. Eu tinha me programado com antecedência, mas agora terei de ir de ônibus, pois a passagem para voar nessa época está custando mais de R$ 600."

Há outros casos no Reclame Aqui, como o de uma passageira que voaria de São Paulo para Natal neste fim de ano, mas que recebeu a opção de um voo com duas escalas e dez horas de duração.

Procurada, a Gol informou que os clientes que compraram bilhetes Webjet "foram reacomodados e as reclamações abertas estão sendo atendidas".

A empresa diz ainda que disponibilizou voos "nas mesmas datas, horários e destinos" da Webjet. Mas, "em alguns casos", os clientes estão sendo reacomodados em outros voos da própria Gol ou de outras companhias.