Obras do Porto Maravilha alteram trânsito na área portuária do Rio

03/01/2013 - Agência Rio

A prefeitura do Rio confirmou que a partir do próximo sábado (5) terá início mais uma etapa de intervenções no trânsito da Região Portuária da cidade para realização de Obras do Porto Maravilha. A Etapa 3, que prevê as interdições parciais das avenidas Francisco Bicalho e Professor Pereira Reis para obras de reurbanização e de drenagem, será acrescida do fechamento total da alça de acesso ao Viaduto Juscelino Kubitschek.

Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local, a Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio desenvolveu esquema de tráfego específico, envolvendo agentes de trânsito que cobrirão mais cinco pontos de operação. A operação de trânsito contará também com a participação de Guardas Municipais e da CET-Rio, além da equipe da Empresa Porto Novo.

A finalidade do projeto Porto Maravilha é promover a reestruturação local, por meio da ampliação, articulação e requalificação dos espaços públicos da região, visando à melhoria da qualidade de vida de seus atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área. O projeto abrange uma área de 5 milhões de metros quadrados, que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco, e Francisco Bicalho.

O Porto Maravilha também realizará ações para a valorização do patrimônio histórico da região, bem como a promoção do desenvolvimento social e econômico para a população. A implantação de projetos de grande impacto cultural, como o Museu de Arte do Rio de Janeiro (Mar) , na Praça Mauá, e o Museu do Amanhã, no Píer Mauá, ambos em parceria com a Fundação Roberto Marinho, darão nova cara à entrada do porto.