Aeroporto Castro Pinto, na PB, perde voos e secretário anuncia um novo

20/02/2013 - G1

Voos do Rio de Janeiro e Brasília estão suspensos até 30 de junho.
Secretário de Turismo da capital anuncia novo voo de São Paulo, pela Gol.
Do G1 PB

Veja vídeo no site do G1
A partir desta quarta-feira (20), o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em Bayeux, na Grande João Pessoa, terá dois voos da TAM suspensos. Segundo a nota da companhia, a suspensão atinge os voos 3484 e 3485, que fazem os trechos Rio de Janeiro - João Pessoa - Rio de Janeiro, e os dos voos 3482 e 3483, que viaja por Brasília - João Pessoa - Brasília - apenas nas terças, quintas e sextas-feiras. Diante da mudança, a Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) anunciou, nesta quarta, que o voo da Gol que faz o trecho Guarulhos (SP) - João Pessoa - Guarulhos passa a operar a partir deste mês.

A suspensão, segundo a TAM, segue até o dia 30 de junho deste ano. "A suspensão é um ajuste pontual, reflexo da constante análise da eficiência das rotas em operação", diz a nota da empresa, que ainda esclarece que não está comercializando bilhetes dos voos suspensos e os clientes que já tinham bilhetes adquiridos podem optar pela reacomodação nos voos que foram mantidos, em voos de companhias semelhantes ou pelo reembolso integral da passagem.

"Esse voo reduz nossa oferta de voos para 28 somente, durante todo o dia. Mas a gente está otimista que essa situação seja revertida. O trabalho da indústria do turismo na Paraíba está cada vez mais forte, cada vez mais consistente. A gente entende que esse é um processo natural da dinâmica de voos no Brasil inteiro. A gente perdeu um voo hoje, mas certamente a gente vai ganhar outros no futuro", comentou o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na Paraíba, Alexandre Oliveira.

Novo voo
Com o anúncia das suspensões, o secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet, participou de reuniões para tentar repor os voos. Por enquanto, o novo voo é para São Paulo, mas, segundo o chefe de gabinete da Setur, Breno Mesquita, a intenção do secretário é preencher a lacuna dos voos perdidos.

Na reunião com a Gol, Brunet também pediu mais voos diurnos para a capital paraibana vindo de outros estados do país, principalmente do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, os principais mercados emissores de turistas para a Paraíba. "Precisamos receber os turistas em um horário que eles possam chegar com mais conforto. Atualmente observamos que a maioria dos voos ofertados para a cidade de João Pessoa são durante a madrugada, por isso viemos pedir esse reforço e nos colocar à disposição da Gol para trabalhar neste sentido", explicou.