Infraero dá andamento às obras do terminal do aeroporto de Manaus

22/01/2013 - Portal da Copa

Estatal entregará em 15 dias os serviços de impermeabilização da laje da cobertura do local

Trabalhos no aeroporto Eduardo Gomes atingiram 46% de conclusão (crédito: Infraerr/Divulgação)
Tamanho da letra

Em obras no terminal desde novembro de 2011, o aeroporto de Manaus avança na ampliação do terminal de passageiros. Com 46% dos trabalhos concluídos, a Infraero entregará em 15 dias os serviços de impermeabilização da laje da cobertura do local.

Segundo a estatal, os serviços também incluem a obra do contrapiso. Ele servirá de suporte para o revestimento de piso e seus componentes e incorpora sistemas de impermeabilização.

Além disso, ocorre a construção do novo estacionamento e viaduto, novas salas de embarque e desembarque doméstico e internacional e áreas administrativas, que serão entregues em maio.

Após a conclusão das obras, prevista para dezembro de 2013, a capacidade do Eduardo Gomes passará de 6,4 milhões para 13,4 milhões de passageiros ao ano, com um aumento de 57,77 mil m² na área do terminal de passageiros, expandindo o espaço em cerca de 146%.

O estacionamento do aeroporto, por sua vez, será ampliado em quase 167 mil m² e contará com 2,67 mil vagas. Também está prevista a instalação de duas novas pontes de embarque, 11 novas escadas rolantes, 15 novos elevadores e sete novas esteiras de restituição de bagagem. As obras estão orçadas em R$ 316 milhões.

Além das obras do terminal 1, a Infraero autorizou, em dezembro, o início das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros 2. O investimento será de R$ 19,49 milhões, com prazo de execução de 455 dias. O local terá sua capacidade ampliada para 645 mil passageiros ao ano e uma área total de 6.959 m².