domingo, 3 de fevereiro de 2013

Reforma no aeroporto de Itapeva, SP, deve ser concluída em 90 dias

31/01/2013 - G1

Investimento nas obras é de aproximadamente R$ 100 mil.
Sem a reforma, município pode perder licença de funcionamento.
Do G1 Itapetininga e Região

Veja vídeo no site do G1


A previsão da prefeitura para o fim das obras no aeroporto de Itapeva (SP) é de 90 dias. A reforma no local é realizada pelo município e o investimento é de aproximadamente R$ 100 mil.

As obras são realizadas por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Obras e de Indústria e Comércio com o objetivo de evitar a suspensão definitiva da licença de funcionamento.
De acordo com a prefeitura, o local está interditado por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A autorização de funcionamento do aeroporto foi revogada em 2009. Vistoria feita por representantes da agência de aviação civil apontou 18 itens que precisavam passar por adequações, entre eles, a colocação de para-raios e sistema de alarme contra incêndio no hangar, além da correção de erosões nas laterais da pista.

Na pista, as obras estão em ritmo acelerado. Tratores e caminhões limpam e preparam o terreno para a parte de terraplanagem. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Ralph Molina Gemignani, ainda deverão ser instalados alambrados de proteção envolta da pista.


Aeroporto de Itapeva (SP) tem 1,5 mil metros de pista asfaltada.
(Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)

O aeroporto de Itapeva ocupa uma área de 435,6 mil m². São mais de 1,5 mil metros de pista asfaltada. Na década de 1950 o local recebia voos comerciais. O secretário Gemingnani afirma que após a conclusão do projeto da pista concluído, será possível buscar parcerias para estimular o crescimento da cidade e a operação do local. "Pretendemos atrair oficinas de aviação e linhas comerciais com transporte de passageiros, cargas, malotes e afins. Essa volta de operação poderá trazer uma série de benefícios para Itapeva e região, entre elas, rapidez", diz.

Ainda segundo o secretário, a desinterdição do aeroporto é fundamental para o projeto da administração municipal que pretende atrair novas empresas para Itapeva. "O Brasil possui 5.564 municípios. Apenas quatro mil aeroportos e aeródromos. O que parece ser um número alto fica pequeno quando é empregada a palavra 'pavimentados'. São apenas 720 aeroportos pavimentados e não podemos deixar de ter a nossa participação, tendo em vista o nosso potencial", comenta.

No hangar do aeroporto estão paradas aeronaves que voavam antes da interdição. Para o aposentado Ernani Seddon, dono de uma aeronave, a liberação do aeroporto beneficiará a cidade. "Itapeva recebe muitos executivos. São pessoas que procuram investir, fazer empreendimentos na cidade e a maioria deles usa avião. Se o aeroporto continuar fechado, nos perdemos oportunidades. Essas pessoas que queiram investir na região acabam não vindo para cá", comenta.


Reforma do aeroporto deverá ser concluída em três meses.
(Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário