TAM é a primeira aérea no Brasil a possibilitar o uso do Passbook

06/02/2013 - Jornal de Turismo

Os clientes da TAM que possuem iPhone ou IPod touch têm uma facilidade a mais ao fazer o check-in pelo celular. Quem utilizar o aplicativo Passbook, da Apple, não precisará mais usar a internet no momento de apresentar o cartão de embarque eletrônico, o que lhe tornará ainda mais ágil a entrada na aeronave.

A TAM é a primeira companhia aérea brasileira a se beneficiar da tecnologia oferecida pelo sistema operacional IOS 6. Ao fazer o check-in pelo celular, o passageiro recebe por email um cartão eletrônico de embarque. Basta gravá-lo em seu Passbook que as informações estarão guardadas para utilização sem que haja a necessidade de acesso à rede.

Hoje, o uso de canais eletrônicos (check-in pelo celular e pela internet ou por meio dos totens de autoatendimento) permite uma economia média de 50% no tempo gasto em aeroportos para efetuar o embarque. "Nossos clientes que fazem check-in pelo celular agora têm mais uma opção para conseguir ainda mais agilidade no serviço. Ao utilizar o Passbook, eles terão o cartão eletrônico de embarque disponível de forma segura, prática e sustentável, já que dispensa a impressão em papel.", explica Rodrigo Trevizan, diretor de vendas diretas da TAM Linhas Aéreas.

Tecnologia em expansão

Em agosto de 2012, a TAM passou a oferecer o serviço de check-in pelo celular para os 42 aeroportos nos quais está presente. Daquele mês até o fim do ano, cerca de 32% de todos os check-ins para embarques domésticos realizados pela companhia aérea foram feitos por meio de novas tecnologias que facilitam a vida do passageiro, como pelo celular, pela internet ou por meio dos totens de autoatendimento. Já nos aeroportos com maior fluxo de clientes que viajam a negócios, esse número chega a aproximadamente 60%.