Aeroporto de Aracaju conclui obras de revitalização

06/12/2014 - Mercado & Eventos

Foram concluídas nesta semana as obras de reforma da cobertura do Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE). Os trabalhos envolveram a revitalização das estruturas metálicas dos terminais de cargas e de passageiros, somando um investimento de R$ 6,7 milhões.

Os serviços foram realizados numa área total de 12.300 m², incluindo três edificações. No prédio do terminal de carga, foram realizadas várias melhorias, como o aprimoramento dos sistemas de drenagem de águas pluviais e a recuperação de telhas metálicas e da estrutura metálica da cobertura. O mesmo processo de reforma foi executado nas duas áreas referentes aos terminais de passageiros, que receberam ainda melhorias nos sistemas de ar condicionado e nas instalações elétricas.

Além disso, estão em andamento as obras de reforma e ampliação da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátio. Com previsão para entrega em julho de 2015, as melhorias, no valor de R$ 64, 2 milhões, incluem a expansão da pista de 2,2 mil para 2,78 mil metros, a construção de novas áreas de escape e a revitalização do balizamento luminoso.

O sistema de pistas, que atualmente conta com uma taxiway (pista de manobra de aeronaves) receberá outras três, proporcionando maior agilidade às operações de pousos e decolagens. Para a execução desses trabalhos, é feita a interdição da pista – entre 4h e 10h (horário local) -, que está suspensa desde o último dia 20 de novembro em virtude do período de alta temporada. A previsão é que essa obra seja retomada na segunda semana de janeiro de 2015.

De acordo com o superintendente Luiz Alberto Bittencourt, as camadas de base e sub-base da ampliação da pista de pousos e decolagens já estão prontas, restando a etapa de pavimentação e parte dos serviços de terraplanagem, drenagem, balizamento e pavimentação das taxiways. “Todas essas melhorias visam a oferecer maior conforto aos usuários e aperfeiçoar a segurança das operações no terminal”, afirmou.

O Aeroporto de Santa Maria conta com um fluxo anual da ordem de 1,3 milhão de passageiros.

Samantha Chuva