Terminal 2 do Aeroporto de Confins começa a ser construído

14/10/2015 - G1

Capacidade vai ser duplicada para 22 milhões de passageiros por ano.

Previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2016.

Perspectiva do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Foto: Divulgação / BH Airport)
Perspectiva do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Foto: Divulgação / BH Airport)

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a instalação do canteiro de obras para a construção do Terminal 2, na última quinta-feira (8). De acordo com a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, com a implantação do novo espaço, a capacidade vai ser duplicada para 22 milhões de passageiros por ano. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2016.

Ainda segundo a concessionária, os investimentos previstos são de R$ 750 milhões e a estimativa é que sejam gerados mil empregos diretos. O local terá 47 mil metros quadrados de área construída. Inicialmente, o Terminal 2 seria entregue em abril de 2016, mas estima-se que deve ter um atraso de oito meses.

Com relação a algum tipo de penalização por causa do prazo estendido, a assessoria da BH Airport disse que nada sobre esta questão foi resolvido e que em um momento oportuno será discutido junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda conforme a BH Airport, paralelamente às obras do Terminal 2, foram iniciadas as obras de reconfiguração das salas de embarque do Terminal 1, antes utilizadas pelas operações internacionais que foram transferidas para o Terminal 3. A concessionária pretende entregar as salas de embarque remoto do Terminal 1 no período de férias.

Sobre o Terminal 2

O Terminal 2 terá estrutura metálica em aço, revestimento interno e externo com isolamento termo-acústico e uma área de vidro, também com termo-acústica. O projeto prevê a interligação do novo Terminal 2 ao Terminal 1.

O Terminal 2 terá 17 novas pontes de embarque, o que ampliará o número total de pontes no aeroporto para 26. Ainda serão instaladas seis esteiras rolantes, nove escadas rolantes e 18 elevadores.

O acesso ao local será construído em dois níveis, para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros. Além do Terminal 2, a concessionária BH Airport ampliará o pátio de aeronaves em cerca 29 mil metros quadrados.

Principais características

47 mil metros quadrados de área construída;
17 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
6 esteiras rolantes para passageiros;
9 escadas rolantes;
18 elevadores;
1,8 mil vagas de estacionamento adicionais;
capacidade ampliada para 22 milhões de passageiros/ano.

Saguão do Terminal 2 vai duplicar atendimento do Aeroporto de Confins (Foto: Divulgação / BH Airport)

Fachada do Terminal 2 (Foto: Divulgação / BH Airport)