Panair

Panair do Brasil S.A.
1930 - 1965

Histórico

No dia 21 de novembro de 1930, é fundada a Panair do Brasil, como empresa subsidiária da Pan American Airways System

A Panair iniciou suas operações na linha Santos – Belém, com uma frequência semanal e escalas no Rio de Janeiro, São Salvador, Recife e Fortaleza. Em Belém era feita a conexão com os aviões da Pan American Airways procedentes de Miami. 


Consolidated 16-1 Commodore


A linha foi prolongada até Buenos Aires, com escala em Porto Alegre. Em 1934 foi inaugurada a linha Belém-Manaus, depois prolongada até Porto Velho. Iniciou-se um serviço diário entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, estendido mais tarde para Araxá, Uberaba,  Poços de Caldas e São Paulo.


1931


No dia 18 de outubro de 1934, é inaugurada a nova estação flutuante da Panair do Brasil na Ponta do Calabouço, no Rio de Janeiro. O embarque de passageiros, até então era feito na Ilha dos Ferreiros, através da Praça Mauá, enquanto o Sindicato Condor realizava suas operações na Praia do Caju.

Em 1936, inaugura sua sede e hangar no Aeroporto Santos Dumont, recém inaugurado.

Em 1937, subvencionadas pelo Governo Federal, as companhias Panair do Brasil e Sindicato Condor, que operavam no litoral, mantinham duas linhas no interior do país, a primeira entre Belém e Manaus, pela Panair, e a segunda, entre São Paulo e Cuiabá, via Corumbá, pela Sindicato Condor.

Em 1937, no Rio de Janeiro, é iniciada a construção da primeira estação de hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont, inaugurada em 12 de junho de 1937. A estação foi construída pela Pan American Airways e também atendia os passageiros da Panair do Brasil. 

No dia 23 de março de 1938, é inaugurada  a primeira linha regular de passageiros entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, pela Panair do Brasil, com um avião bimotor Lockeed 10E Electra I, PP-PAS, com capacidade para dois tripulantes e seis passageiros.




Em 30 de março de 1941, a Panair do Brasil recebe, no aeroporto Santos Dumont, procedente de Brownsville, estado do Texas,  o primeiro Lockheed Lodestar, configurado para 12 passageiros. A viagem foi feita em 4 dias, com escalas nas cidade do Panamá, Trinidad, Belém e Barreiras (BA).  A Panair adquiriu 14 aviões do tipo, operados pela empresa entre 1941 e 1946. 

Em 1942, as ações da Panair do Brasil, que até então estavam sob o controle de norte-americanos, passam a ser controladas por brasileiros.

No dia 28 de abril de 1946, a Panair do Brasil, com aviões Constellation, realiza o primeiro voo de uma empresa aérea brasileira para a Europa, com o voo Rio de Janeiro (Santos Dumont) -Londres, com escalas em Recife, Dakar, Lisboa e Paris. A Panair do Brasil foi a primeira empresa do mundo a pousar no aeroporto de Heathrow, recém-aberto.

Em 1948, a Panair do Brasil inaugura a linha Rio de Janeiro (Galeão) – Madrid, com escalas em Recife, Dakar, e Lisboa, com aeronaves “Constellation”.

No dia 22 de abril de 1949, em Congonhas, o governador Adhemar de Barros e comitiva aguardavam a chegada da aeronave DC-4 da Panair do Brasil, em voo inaugural  de linha internacional.

No dia 16 de maio de 1949, coma presença do almirante Gago Coutinho, foi inaugurado o Aeroporto da Ilha do Sal, em Cabo Verde, construído pelo Governo Português.  O aeródromo contava com 3 pistas, uma asfaltada e duas de terra, além de hotel com 55 quartos. Um avião da Panair do Brasil, o Bandeirante PP-PDA,  foi o primeiro avião comercial a pousar no aeroporto. O novo aeroporto localizava-se em ponto estratégico, no meio do atlântico, a 1866 Km de Recife e 645 Km de Dakar, na travessia entre a América do Sul e a Europa.

Em 1950, o Aeroporto Santos Dumont abrigava apenas os voos domésticos, enquanto o Aeroporto do Galeão abrigava os voos internacionais de três companhias aéreas nacionais: Cruzeiro do Sul, Panair e Aerovias, além de 8 companhias estrangeiras: Pan American, Scandinavian, British, Braniff, Fama, Air France, KLM, e Alitalia.

No dia 9 de junho de 1955, a Panair do Brasil inaugura a linha aérea direta São Luis do Maranhão – Rio de Janeiro, com aeronaves “Constellation”, com tempo de viagem de cinco horas e meia.

No dia 31 de maio de 1957, a Panair inicia a operação das aeronaves DC-7C, com 4 motores e velocidade de cruzeiro de 600 km/h.



Correio da Manhã, 10/11/1960 , p.3


Em 1961, recebe seus dois primeiros jatos intercontinentais DC-8-11. Em julho de 1961 inaugura a linha Rio – Cairo.

No dia 20 de julho de 1962, a Panair do Brasil recebe os dois  primeiros Caravelle, de uma encomenda de quatro.

No dia 18 de fevereiro de 1965, através de Decreto do presidente Humberto Castelo Branco,  é encerrada a operação da Panair do Brasil, considerada falida. Seus voos são suspensos em outubro. A Varig recebe suas linhas, aeronaves e tripulantes, passando a operar inclusive as rotas internacionais para a Europa e Oriente Médio.


REFERÊNCIAS:

10º aniversário da Panair do Brasil. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 setembro 1940. Primeira secção, p.2.

Novos aparelhos para a aviação comercial do Brasil. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 01 abril 1941. Primeira secção, p.5.