Companhias aéreas se unem para melhorar operações em SP e Brasília

03/05/2011 - Valor, André Borges e Rafael Bitencourt|

BRASÍLIA - As empresas áreas decidiram dar as mãos para buscar soluções de curto, médio e longo prazo que possam melhorar as operações nos aeroportos de Cumbica, em São Paulo, e Brasília. 

O compromisso foi assumido pelos presidentes das empresas Avianca, Azul, Gol, TAM e Webjet, após reunião com a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero e o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, em Brasília.

Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM, serão montados grupos de trabalho para estudar formas de melhorar as operações dos aeroportos. Cumbica e Brasília vão funcionar como modelos para outras iniciativas. “Vamos analisar como ganhar melhor produtividade. Será um projeto piloto para identificar dificuldades e encontrar soluções”, comentou, após o encontro. 

Segundo Barroso, não foi tratado durante a reunião qualquer assunto ligado à entrada das companhias aéreas em construção de aeroportos e terminais. “O processo de concessão nem foi publicado ainda. A discussão foi focada em melhorar a estrutura que existe hoje”, disse. 

As empresas, no entanto, não negam o interesse em participar diretamente dos projetos de infraestrutura. “Assim que forem publicados os editais e as propostas, vamos analisar, comentou German Efromovich, presidente da Avianca Brasil.

Para o presidente da Gol, Constantino Júnior, o encontro simbolizou o novo momento do setor e a intenção do governo em coordenar uma ação que resolva o sufoco do transporte aéreo no país. “O que nós temos hoje pode ser melhorado. Estamos dispostos a sentar juntos e achar essas soluções”, disse.