Asta

Asta Linhas Aéreas Ltda.
Ex-América do Sul Linhas Aéreas Ltda.
Desde 2011

Histórico

Empresa de transporte aéreo de passageiros regular fundada em 1995. Iniciou suas atividades com  duas aeronaves pequenas, modelo Sêneca, com capacidade para cinco passageiros, em voos fretados para o transporte de passageiros e malotes.

Iniciou a operação de voos regulares de passageiros em 2011.

Em janeiro de 2012, inaugura a operação de voos regulares para Novo Progresso (PA). 

No dia 18 de julho de 2012, em função da reestruturação de sua malha aérea, a Asta suspende as operações da linha Cuiabá - Matupá, inaugurada no dia 9 de dezembro de 2011. Restaram em operação duas linhas, a primeira, entre Cuiabá e Aripuanã (MT), com escalas em Sinop, Juara e Juína, e a segunda linha, entre Cuiabá e Novo Progresso (PA), com escalas em Sinop e Alta Floresta (MT).

No dia 23 de julho de 2012, inaugura a linha Cuiabá-Santarém, com escalas em Sinop, Alta Floresta, Novo Progresso (PA) e Itaituba (PA), operada com o modelo Grand Caravan C-208 B, da Cessna.

Em maio de 2020, com frota de 3 aeronaves modelo C-208B, Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, além de dois tripulantes, atuava em 10 cidades, todas no estado de Mato Grosso: Água Boa, Aripuanã, Canarana, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Tangará da Serra.


Avião Cessna Gran Caravan
Divulgação


Em setembro de 2020, a companhia contava com os seguintes destinos: Aripuanã, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra. Todos os voos partiam de Cuiabá.

No dia 13 de novembro de 2020, é anunciada a criação da Asta Cargo, diversificando as atividades da empresa, que só atuava no segmento de passageiros e fretamento.  

A nova opção de negócio surgiu num momento de redução do número de passageiros, provocado pela pandemia e retração da atividade econômica, enquanto aumentava o número de vendas pela internet.

Sede: Várzea Grande, MT

CNPJ: 12.703.737/0001-50

Código ICAO: AMS



REFERÊNCIAS:

ASTA anuncia reestruturação da malha aeroviária no Estado de Mato Grosso. Diário de Cuiabá. Cuiabá. 16 julho 2012.

Página oficial da empresa consultada em 26 de maio de 2020.

VIANA. Pedro. Asta Cargo é  o novo braço de operações da Asta Linhas Aéreas. Aeroflap. 13 novembro 2020.