Transbrasil


Sadia S.A. Transportes Aéreos 
Transbrasil

1955 - 2002

Histórico

No dia 5 de janeiro de 1955, criação da Sadia S.A. Transportes Aéreos. A empresa inicia suas operações no ano seguinte, no dia 15 de março, com cinco aviões, sendo três Douglas DC-3, e dois Curtiss Commander C-46, em duas linhas: Joaçaba (SC) - Londrina - Baurú - Ribeirão Preto e Joaçaba - São Paulo - Videira (SC) - Florianópolis, com três frequências semanais cada uma. Na época, o Brasil contava com 11 empresas aéreas regulares de aviação.

Em 1961, a Transbrasil adquire a Transportes Aéreos Salvador (TAS), ampliando sua frota e passando a voar para o Nordeste.

Em 1962, a Sadia adquire a Transportes Aéreos Salvador e expandiu suas linhas para o nordeste brasileiro, tendo agregado à frota quinze DC-3 e onze C-46, passando a operar em 53 cidades, das quais quinze capitais.




Em 1965, são vendidos os antigos DC-3 e C-46.

No dia 9 de novembro de 1965, o presidente Castelo Branco assina decreto autorizando o Ministério da Fazenda dar garantia à operação de crédito para a compra de 5 aviões Dart Herald, turbo-hélices, fabricados pela Handley Page Ltd.


O Cruzeiro, 27/12/1969


Em dezembro de 1970, a Sadia encomenda 2 jatos BAC-One Eleven, na Inglaterra, com velocidade de cruzeiro de 546 Km/h e capacidade para 79 passageiros.

No dia 28 de outubro de 1972, é realizado o primeiro voo do Airbus A-300. A Transbrasil foi uma das primeiras empresas do mundo a encomendar o modelo, no entanto, a compra foi cancelada, pois as autoridades brasileiras não permitiram sua operação no país.

No dia 11 de abril de 1973, a Transbrasil torna-se a primeira empresa de aviação comercial brasileira a operar um avião nacional, o EMB-110  Bandeirante, fabricado pela Embraer. São adquiridas 6 aeronaves para operação em linhas regionais.

Em 1973, a Sadia troca o seu nome para Transbrasil Linhas Aéreas.

Em 1974, a Transbrasil recebe seu primeiro Boeing 727-100. Em toda sua história a empresa operou 12 aviões desse modelo.

Em 1975, apenas três grandes empresas operavam no país Varig/ Cruzeiro, Vasp e Transbrasil. O Departamento de Aviação Civil, cria oficialmente cinco novas empresas de transporte aéreo regional, com finalidade de assegurar a ligação regular entre as capitais e as pequenas cidades do interior. Uma delas foi a Nordeste Linhas Aéreas Regionais, formada com participação acionária da Transbrasil e do Governo do Estado da Bahia, que recebe os bimotores Bandeirante que pertenciam à Transbrasil.


Divulgação em 1978


Em 1979, a Transbrasil recebe mais 3 jatos Boeing 727-P, aumentando sua frota para 14 aeronaves.

Em junho de 1980, a Transbrasil cria a subsidiária Aerobrasil para o transporte exclusivo de cargas e malotes para o exterior.

Em 1980, lança o Sistema Transbrasil de Automoção de Reservas, o STAR. Em outubro de 1980, inicia os voos do Ônibus Noturno Aéreo (ONA), entre Brasília e o Rio de Janeiro, com Boeing 727.

Em setembro de 1981, a Boeing realiza o primeiro voo do Boeing 767. O novo modelo já tinha 175 encomendas, inclusive de 3 unidades da Transbrasil, previstos para serem entregues em maio de 1983.

Em dezembro de 1982, a Transbrasil contava com frota de 20 Boeing 727 e um cargueiro Boeing 707. Aguardava-se para maio de 1984  a entrega de três Boeing 767, modelo "wide-body", configurados para 210 passageiros.

Em 1982, a Transbrasil solicita, às autoridades brasileiras, a operação de seu primeiro voo internacional, ligando Manaus a Pointe-a-Pitre, em Guadalupe, nas Antilhas Francesas.

No dia 17 de junho de 1983, a empresa recebe seu primeiro Boeing 767. No ano seguinte é lançado o primeiro voo charter para Orlando, com o modelo.

No dia 18 de janeiro de 1985, o primeiro avião com passageiros realiza um teste de aterrizagem no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica). Um Boeing 767 da Transbrasil com 186 jornalistas e agentes de viagem. O aeroporto é inaugurado no dia seguinte.

Em 1986, o Governo Federal congela as tarifas do transporte aéreo, sem congelar os custos de manutenção das empresas, acarretando sérios problemas financeiros às companhias aéreas. A medida marca o início do declínio das companhias Varig, Vasp e Transbrasil.


Aeroporto de Guarulhos em 1986


Em 1995, a Transbrasil cria a empresa regional Interbrasil.

Em dezembro de 1995, foi entregue o primeiro Boeing 737-400.

Em dezembro de 2001, foram suspensas, em definitivo, as operações da Transbrasil.

Frota

1975        17
1976        14
1977        12
1978        11
1979        14

Frota Total

18        Boeing 707
12        Boeing 737
18        Boeing 767
01        Boeing 747
12        Boeing 727
06        Brasília
12        C-46
06        Dart Herold
15        DC-3
07        BAC 1 Eleven




REFERÊNCIAS:

Sadia terá aviões novos. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 novembro 1965. p.2.

A Média da Midia. O Cruzeiro. Rio de Janeiro. 15 outubro 1980. p.46.

Aero News. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 fevereiro 1983. Caderno B, p.6.