Aerovias Brasil

Empresa de Transportes Aerovias Brasil S.A.
Empresa de Transportes Aerovias Brasília S.A.

1942 - 1961

Histórico

A Empresa foi fundada no dia 26 de agosto de 1942, por um grupo de investidores brasileiros, associados à TACA Airways. Iniciou suas operações com o transporte exclusivo de cargas, principalmente de cristal de rocha, entre o Brasil e os Estados Unidos. 

No dia 8 de junho de 1943, inaugura a linha Rio-Miami, com escala em Anápolis. A primeira linha aérea de uma companhia brasileira para os Estados Unidos. A linha era operada com aeronaves DC-3, configurada para 21 lugares.

Em julho de 1945, a Empresa adquire mais 4 aviões DC-3 nos Estados Unidos. Em setembro de 1946, a Empresa voava para 12 cidades no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Poços de Caldas, Uberaba, Anápolis, Porto Nacional e Carolina. A linha Rio-São Paulo era explorada com 4 frequências diárias, com aviões DC-3.


O Cruzeiro, 14/09/1946


Em 1947, é inaugurada a linha Rio-Belém, via litoral, com escalas em Vitória, São Salvador, Recife, Natal e São Luís.

Em fevereiro de 1949, a Viação Aérea São Paulo S.A. Adquire 82% das ações da Aerovias Brasil S.A que detinha a 3º maior rede aérea do país.

Os Douglas DC-3 usados pela Aerovias Brasil eram configurados para 21 passageiros. A velocidade de cruzeiro era de 170 milhas/hora, ou seja, 314 Km/h.

No dia 7 de fevereiro de 1950, a Vasp vende a Aerovias Brasil para um grupo de investidores paulistas.

Em abril de 1950, a linha Rio-Miami era operada com duas frequências semanais, com aviões DC-3, sem receber nenhuma subvenção federal, concorrendo com 3 empresas aéreas americanas: Pan American, Panagra e Braniff. Além da Aerovias, apenas duas empresas nacionais tinham voos internacionais, a Panair do Brasil e a Cruzeiro do Sul.

No dia 9 de julho de 1951, inaugura a linha Rio - Buenos Aires, com o novo avião quadrimotor Douglas DC-4 "Skymaster".

Em setembro de 1951, recebe 3 novos aviões quadrimotores "Skymaster" , para operação nas linhas de Miami e Buenos Aires, batizados com os nomes George Washington, Duque de Caxias e San Martin.

No dia 2 de fevereiro de 1953, inaugura a linha Rio - Montevideo, com escalas em São Paulo e Porto Alegre.

Em junho de 1954, a Real adquire o controle da Empresa, se transformando na sua divisão de voos internacionais.

Em agosto e setembro de 1957, a Empresa recebe os dois primeiros Super Convair 440. A partir de dezembro de 1957, recebe os primeiros Lockheed Constellation Super H.


Convair 440


Em setembro de 1959, a companhia contava com frota de 4 Lockheed Constellation Super H e alguns Convair.

Em novembro de 1959, a razão social da empresa é alterada de Empresa de Transportes Aerovias Brasil S.A. para Empresa de Transportes Aerovias Brasília S.A. Na mesma época os aviões ganham uma nova pintura, com o desenho em dourado das colunas do Palácio da Alvorada.


Lockheed L-1049 Super H Constellation da Real em 1959

Lockheed L-1049 Super H Constellation da Real em 1959


No dia 5 de julho de 1960, com o “Super H”, a Aerovias Brasília inaugura a linha São Paulo – Tokyo, a mais extensa do mundo, com escalas em Bogotá, Cidade do México, Los Angeles, Honolulu, e Ilha de Wake  A Varig só inaugura a linha Rio – Tokyo, com escalas em Lima, Los Angeles e Honolulu, em 26 de junho de 1968, com 27 horas de viagem.

Em maio de 1961, a Varig compra 50% das ações da Empresa. A Aerovias Brasil contava com duas linhas em operação, a primeira, entre São Paulo e Miami, com escalas no Rio, Belém e Caracas, e a segunda, entre São Paulo e Tokyo, com escalas no Rio, Manaus, Bogotá, Cidade do México, Los Angeles e Honolulu. Ambas as linhas eram operadas com o Lockheed Constellation Super H.

Ainda em 1961, a Varig adquire a Real, incorporando o patrimônio da Aerovias Nacional, mais uma importante empresa da história da aviação nacional.

Passageiros Transportados

1950 - 190.269
1951 - 203.000
1952 - 250.000


REFERÊNCIAS:

Telegramas recebidos pelos presidente Getulio Vargas. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 17 junho 1943. p.2.

O Malho. Rio de Janeiro. Novembro 1951. p.27.

Almanach Eu Sei Tudo. Rio de Janeiro. 1952. p.265.

Nova linha internacional da Aerovias. Manchete. Rio de Janeiro. 7 março 1953. p.5.

Flash Paulista. Revista da Semana. Rio de Janeiro. 26 junho 1954. p.58.

FERNANDES, Gustavo. Um novo nome para uma antiga empresa. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 21 setembro 1959. Primeira seção, página 11.

Aerovias Brasília. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 novembro 1959. Primeiro Caderno, p.11.

Presidente da Varig confirma compra da Aerovias Brasília. Última Hora. Rio de Janeiro. 11 maio 1961. p.2.