Movimento nos aeroportos brasileiros subiu 23,6% em abril

AVIAÇÃO


Plantão | Publicada em 11/05/2010 às 11h28m
Henrique Gomes Batista - O Globo


RIO - A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, informou nesta terça-feira que a movimentação nos aeroportos brasileiros no mês de abril foi 23,6% acima da registrada em abril de 2009. Segundo ela, isso mostra que o crescimento continua forte no país, diferente do que ocorre na aviação mundial, o que aumenta a importância do debate sobre o novo modelo de negócios para os aeroportos.

- O debate sobre o novo marco está em discussão entre diversos órgãos, como Casa Civil, e os ministérios de Planejamento, Defesa e Fazenda. Mas acredito que não deverá ser concluído neste governo - afirmou Solange, no Rio, em seminário sobre infraestrutura organizado pelos jornais "Valor Econômico" e "Financial Times".

Ela disse ainda que é necessário para o país debater a conveniência de ter uma única empresa monopolizando os aeroportos, no caso a Infraero.

Solange adiantou também que estão sendo realizados estudos técnicos na Anac sobre a capacidade nos maiores aeroportos do país. Os estudos devem ficar prontos até o fim do ano e eventualmente novas restrições podem ser aplicadas em alguns terminais, a exemplo do que ocorre em Congonhas.

O aeroporto paulista, onde há um limite no número de pousos e decolagens, é o único do país que funciona através de slots, ou seja, cada empresa possui determinado período de tempo para movimentar suas aeronaves nas pistas.