Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont não comportam mais voos em horários de pico



15/07/2010 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota nesta quarta-feira esclarecendo que todas as autorizações para voos no país só são dadas pela agência depois de verificada, junto aos órgãos responsáveis, a capacidade dos aeroportos nos pátios, pistas e terminais. Segundo a Anac, atualmente, apenas os aeroportos de Congonhas (SP), de Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ) têm capacidade limitada para voos nos horários de pico, embora comportem novas operações nos demais horários.
Terça, a agência reguladora divulgou números sobre o crescimento da demanda do transporte aéreo no país, como faz todos os meses, e esclareceu na nota divulgada que esses dados “se referem unicamente ao comportamento da oferta e da demanda das empresas aéreas, não havendo menção [no relatório, disponível na página da Anac na internet] quanto à capacidade dos aeroportos brasileiros”.
A explicação foi dada a propósito de informações divulgadas sobre a capacidade dos aeroportos brasileiros, em face da previsão de demanda para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com os dados divulgados ontem, em junho, quando normalmente aumenta a demanda pelo transporte aéreo por causa das férias, houve crescimento em relação ao mês anterior de 16,81% nas rotas domésticas e de 22,31% nas internacionais operadas por empresas brasileiras. Conforme os dados divulgados, no primeiro semestre houve aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 27,58% na demanda interna e de 13,42% nos voos internacionais.
Fonte: Agência Brasil