Acertada ampliação do Salgado Filho


Acertada ampliação do Salgado Filho

Rio Grande do Sul e Infraero assinam acordo
Aeroporto poderá operar voos diretos à Europa e EUA

Nesta segunda-feira, 9, o Estado do Rio Grande do Sul e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) assinaram o acordo para a ampliação e qualificação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Prioridade para a Copa do Mundo 2014, que terá Porto Alegre como uma das subsedes, a obra é uma das exigências dos executivos da Fifa.

A pista do aeroporto será ampliada em 900 metros. Atualmente, ela possui 2.280 metros. Para isso, serão realizadas ações de desapropriação de famílias que ocupam 150 imóveis na vila Floresta. A medida ficará a cargo do Governo do Estado, enquanto a Infraero responderá pelo aporte de R$ 61 milhões necessários para o reassentamento.
“O processo de ampliação do Aeroporto Salgado Filho vem sendo realizado desde agosto de 2007, quando foi instituído um Grupo de Trabalho que estudou, planejou e está operacionalizando a transferência das famílias do entorno, priorizando condições dignas e seguras para as pessoas que moram irregularmente na beira da pista”, disse Marcelo Soares, secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano.
Com a extensão da pista, o Aeroporto Salgado Filho terá condições de operar voos diretos de Porto Alegre para a Europa e Estados Unidos. Além disso, será construído um novo terminal de cargas na unidade. O terminal de passageiros também passará por reformas para fica maior, assim como o pátio de estacionamento das aeronaves.
Segundo a Infraero, as obras devem ter início ainda neste mês, com previsão para serem concluídas em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo.