Aeroporto do PR entra em pauta



Secretaria planeja o crescimento da unidade
Secretario quer resolver gargalos no transporte paranaense

Mario Stamm Junior, secretário dos Transportes e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes, declarou que o governo do Estado deverá se envolver na desapropriação de áreas para a ampliação do aeroporto de Londrina.
Segundo ele, ações imediatas serão tomadas para solucionar os gargalos existentes no planejamento logístico do Paraná.
Para ele, o melhor caminho estratégico é a elaboração de propostas que tenham o apoio do Governo do Estado, dos setores produtivos e de entidades classistas, como o PELT 2020 (Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná).
“O Estado deve constantemente estabelecer parcerias com os segmentos privados para investir em projetos, visando um permanente estoque de instrumentos destinados ao planejamento logístico e a busca de recursos. O resultado final será a conquista de maior competitividade para o Estado”, disse Stamm.
“A integração com entidades que agregam técnicos com expertise em produção, circulação de produtos e obras como a Fiep que encaminhou o PELT 2020 ao Governo Federal, e com entidades como a Federação da Agricultura, o Instituto de Engenharia, o Crea e o Sicepot, além de outras, dará à sociedade o aval técnico para os projetos necessários e os dirigentes públicos e privados cumprirão o papel de agentes indutores do desenvolvimento”, completou o secretário.
Porém, o secretário afirmou que o planejamento estratégico precisa também da nova ligação ferroviária entre Guarapuava e Paranaguá, das duplicações rodoviárias entre Ponta Grossa e Apucarana, entre Medianeira e Cascavel e entre Cascavel e São Luís do Purunã, da implantação de infraestrutura viária para a expansão das atividades nos portos paranaenses, e da ampliação de pistas nos aeroportos Afonso Pena em São José dos Pinhais e Sílvio Name Junior em Maringá.