Ampliar aeroporto é prioridade no PR



Afonso Pena: pista de pouso vai ficar maior
Obras serão iniciadas em 2012
A secretaria de transportes do Paraná afirmou que utilizará o segundo semestre para mapear as áreas urbanas e rurais que serão desapropriadas para dar início às obras de ampliação do aeroporto Afonso Pena.
De acordo com o secretário Mário Stamm, trata-se de uma das prioridades na pauta do setor aeroviário para o restante do ano. “É uma demanda já de muitos anos”, justifica o secretário Stamm. As obras no local devem começar em janeiro de 2012 e receberão investimentos da ordem de R$ 350 milhões.
A construção da terceira pista e o aumento do terminal de passageiros visam atender a crescente necessidade de transporte aéreo na região de Curitiba. Além disso, ressalta o secretário, “as aeronaves precisam descer e subir com carga total e o transporte de passageiros precisa ter sua capacidade aumentada”.
O processo de desapropriação já começou e levará dois anos para ser concluído, visando atender o prazo estipulado para início das obras. A expropriação abrange uma área de aproximadamente de 850 metros quadrados, atingindo 300 propriedades somente na zona urbana.
De acordo com a secretaria de transportes do Paraná, a nova pista, com 3.400 metros de extensão, será 65% maior que a utilizada atualmente. O projeto também inclui a ampliação do terminal de cargas e um novo estacionamento de veículos que será duas vezes maior que o atual. A obra deve ser entregue em quatro anos.