Governo do MT quer assumir obras do aeroporto de Cuiabá

Terminal do Marechal Rondon, em Cuiabá (crédito: Edson Rodrigues)
ampliar
Tamanho da letra
Thompson Neto - Cuiabá
postado em 24/08/2010 13:06 h


O governo do Mato Grosso decidiu intervir junto à Presidência da República para que acelere as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá. Caso o governo federal não demonstre empenho em concluir as obras a tempo de a capital mato-grossense sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013, o governo estadual poderá baixar um decreto emergencial e assumir os trabalhos.

A decisão foi tomada durante uma reunião nesta segunda-feira (23) entre os diretores da Agecopa (agência que executa projetos do Mundial) e o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás.

A preocupação dos diretores da Agecopa é a possibilidade de que as obras sejam concluídas apenas em 2013, o que inviabilizaria a realização da Copa das Confederações em Cuiabá, um ano antes da Copa de 2014. A Infraero havia se comprometido a concluir as obras um ano antes, em 2012, mas a demora no início do processo licitatório poderá atrasar o cronograma e prejudicar a candidatura da cidade.

O governador Silval Barbosa pretende viajar à Brasília com os diretores da Agecopa e representantes do setor de turismo mato-grossense para conversar com o presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre o impasse. Também deve participar da reunião o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Murilo Marques Barboza. A data da reunião ainda não foi definida.

“O governo do estado tem condições de assumir as obras. Hoje, investimos na construção de um estádio de futebol novo, na melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana, que nos habilita também a assumir a obra de ampliação do nosso aeroporto”, disse o governador.

As obras do aeroporto incluem reforma, ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e estacionamentos, ao custo de R$ 87,5 milhões. A capacidade do aeroporto passará de 1,6 milhão de passageiros ao ano para 2,8 milhões.

Exército
No início do mês, a Infraero cogitou até mesmo acionar o Exército Brasileiro para trabalhar nas obras do Aeroporto Marechal Rondon. A proposta foi avaliada pela Infraero e apresentada, juntamente com o cronograma das obras, durante o Fórum Estadual de Turismo realizado no dia 10 de agosto em Cuiabá. Empresários do setor de turismo reclamaram da demora no início das obras do aeroporto e da possibilidade de que os prazos não fossem cumpridos.

O superintendente da Infraero em Mato Grosso, Sérgio Kennedy, afirmou em julho deste ano que o aeroporto Marechal Rondon terá as condições operacionais necessárias para receber passageiros na capital mato-grossense até o final de 2012. No entanto, a superintendência em Brasília informou que apenas em 2013 as obras estariam concluídas.