Paraíba terá mais seis voos a partir deste mês

18/08/2010

Jornal da Paraíba


Preços competitivos, opções de voos para outras capitais nordestinas e mais horários disponíveis para embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Castro Pinto. Estas são algumas das propostas da Noar Linhas Aéreas, que deverá começar a operar na Paraíba no próximo dia 30. Inicialmente, serão disponibilizados apenas voos diretos para Recife e Natal, mas haverá conexões também para Mossoró (RN), Caruaru, Maceió, Aracaju e Paulo Afonso. Ao todo, serão seis voos diários saindo da Paraíba para as duas capitais vizinhas, com horários ainda não definidos.

O mercado da Noar está centrado na região Nordeste e a pretensão é de que até 2011 sejam atendidas as nove capitais dos Estados da região e mais 30 cidades do interior. Na Paraíba, Campina Grande e Cajazeiras também estão nos planos da companhia aérea. Atualmente a empresa opera com duas aeronaves, mas já existe a previsão da chegada de mais quatro até o próximo ano. "Campina Grande e Cajazeiras devem começar a ser atendidas já com a chegada da terceira aeronave, que está prevista para o mês de dezembro", informou a diretora Comercial e de Marketing da Noar, Fernanda Bittencourt.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Diego Tavares, este é um passo importante para o desenvolvimento do turismo regional. "É um grande avanço. Teremos mais opções de voos para Recife, além disto teremos voos também para o Rio Grande do Norte, que era uma necessidade antiga que nós tínhamos", salientou o secretário acrescentando que estão sendo realizadas negociações para que João Pessoa passe a ser o centro das conexões realizadas pela Noar com destino a outras cidades nordestinas. Atualmente Recife é o centro das conexões.

A presidente da Convention Bureau na Paraíba, Elízia Lopes, comentou que com a atuação da Noar, a Paraíba poderá atrair mais eventos para o Estado. "Acho que só elevará mais nosso potencial. Um dos pontos principais na hora de captar eventos é a quantidade de voos e horários disponíveis. Necessitamos de horários de voos mais diversos e isto vai ser um ponto-chave", acredita.

O superintendente da Infraero na Paraíba, Alexandre Oliveira, comentou que ainda não há como estimar de quanto deverá ser o aumento do fluxo de passageiros com a chegada da nova companhia aérea, mas que horários ociosos deverão ser preenchidos, beneficiando os passageiros que utilizam o aeroporto.
Para marcar o início das operações na Paraíba, ontem foram realizados voos panorâmicos para a imprensa, autoridades e agentes de viagens. No voo de 30 minutos sobre o Litoral de João Pessoa e Cabedelo, foi utilizada a aeronave de fabricação tcheca, o L-410, uma das mais modernas na categoria de até 30 passageiros e que será utilizada em todas as operações da empresa.

A companhia atuará somente com este modelo de aeronave que tem capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes e tem custo operacional em curtas distâncias muito abaixo dos seus potenciais concorrentes. Os preços que deverão ser cobrados pelas passagens aéreas, no entanto, ainda não foram divulgados.


A Noar é uma empresa pernambucana de investimentos exclusivamente privados. Para a etapa inicial de suas operações, que começaram neste ano, foram investidos R$ 40 milhões e gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos.