18/8/2010
Resolução publicada nesta quarta-feira (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) altera o procedimento adotado, nos aeroportos brasileiros, pelos agentes de aviação civil no momento em que o passageiro passa pelo detector de metais e sua bagagem, pelo raio x.
De acordo com o novo texto, os agentes só pedirão que os passageiros retirem peças de roupa e calçados caso toque o alarme sonoro do detector de metais. No caso da bagagem de mão, inclusive pastas com computadores, elas só precisarão ser abertas caso seu conteúdo não possa ser identificado pelo aparelho de raio x.
Segundo a agência, com a mudança o processo de inspeção deve ficar mais eficiente e ágil. A nova resolução detalha as diretrizes de segurança já previstas no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), decretado pelo presidente Lula no último dia 5 de maio.
Outra alteração diz respeito ao trânsito do passageiro entre a fila do raio x e o acesso ao detector de metais. Agora, esse trajeto só poderá ser feito em companhia de um agente de proteção da aviação civil.
Érica Abe, com informações de assessoria
Redação CNT
Resolução publicada nesta quarta-feira (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) altera o procedimento adotado, nos aeroportos brasileiros, pelos agentes de aviação civil no momento em que o passageiro passa pelo detector de metais e sua bagagem, pelo raio x.
De acordo com o novo texto, os agentes só pedirão que os passageiros retirem peças de roupa e calçados caso toque o alarme sonoro do detector de metais. No caso da bagagem de mão, inclusive pastas com computadores, elas só precisarão ser abertas caso seu conteúdo não possa ser identificado pelo aparelho de raio x.
Segundo a agência, com a mudança o processo de inspeção deve ficar mais eficiente e ágil. A nova resolução detalha as diretrizes de segurança já previstas no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), decretado pelo presidente Lula no último dia 5 de maio.
Outra alteração diz respeito ao trânsito do passageiro entre a fila do raio x e o acesso ao detector de metais. Agora, esse trajeto só poderá ser feito em companhia de um agente de proteção da aviação civil.
Érica Abe, com informações de assessoria
Redação CNT