Tráfego em aeroportos brasileiros cresce mais rápido


6/8/2010
Valor Econômico

Quatro aeroportos brasileiros estão entre os 25 que tiveram o mais rápido crescimento no número de passageiros no mundo em 2009, entre 1.350 examinados pelo pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês).
     
O aeroporto do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, só sendo superado por Istambul, na Turquia. A expansão no movimento de passageiros no Tom Jobim foi de 40,6% , fechando com 5,1 milhões de passageiros no total, enquanto o movimento na capital turca cresceu 52,3%, num total de 6,6 milhões de passageiros.
     
O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), ficou na 17ª posição, com expansão de 16,5%, totalizando 7,7 milhões de passageiros. Brasília ocupa a 19ª posição, com crescimento de 16,1% (12,6 milhões de passageiros no total) e Salvador em 20ª, com 15,95 (7,7 milhões de passageiros).
     
Mas são os chineses, sem surpresa, que dominam a lista, com quase metade dos aeroportos que mais viram o número de passageiros crescer. Pequim cresceu 16,9%, totalizando 65,3 milhões de passageiros, sendo o terceiro aeroporto no mundo nessa categoria.
     
Para Angela Gittens, diretora da ACI, o tráfego domésticos nos mercados emergentes exibe nova expansão, refletindo tanto a comparação com o fraco desempenho passado como a estabilidade econômica e fortalecimento industrial. China, Índia e Brasil estão entre os líderes nessa tendência. E como é frequente nesse caso, o tráfego doméstico é um precursor do retorno do tráfego internacional.
     
Para Gittens, há uma disparidade entre dois grupos: mais tráfego na Ásia-Pacífico, América Latina e Oriente Médio de um lado e perdas nos mercados da África, Europa e América do Norte de outro.
     
Oriente Médio ganhou fatia no setor internacional, enquanto Ásia-Pacífico e América Latina se saíram bem pela demanda doméstica de voos.
     
Em todo caso, conforme a ACI, os aeroportos mais movimentados no mundo por total de passageiros são o de Atlanta (Estados Unidos), com 88 milhões; Londres, com 66 milhões, e Pequim com 65 milhões.
     
Pelo movimento internacional de passageiros, Londres é o primeiro com 60 milhões, seguido de Paris com 53 milhões e Hong Kong com 44,9 milhões. Pelo transporte de cargas, Memphis (Estados Unidos) lidera, seguido de Hong Kong e Shangai.
     
Por sua vez, em visita ontem à Indonésia, o diretor-geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, previu que as companhias aéreas da Ásia-Pacífico vão ser as mais lucrativas este ano, graças à demanda na região.
     
Segundo a entidade, o tráfego internacional de passageiros aumentou 11,99% em julho, enquanto o transporte de carga cresceu 26,5%, numa boa recuperação depois da degringolada dos últimos dois anos, no rastro da pior recessão dos ultimos tempos.
     
A Iata avalia que o setor aéreo continua a se recuperar mais rápido do que o esperado, embora o ritmo dessa recuperação na Europa (7,8%) seja apenas a metade do que ocorre na Ásia (15,5%). Na América Latina, as companhias aéreas tiveram crescimento de 14,7% no tráfego de passageiros comparado a junho de 2009.