Companhia aérea inaugura primeira linha regular entre Rio Branco e Lima


21/9/2010 - Portal CNT


Foto:
Um grupo de 20 passageiros brasileiros e bolivianos embarcou, na última segunda-feira (20), no voo inaugural da rota que vai ligar Rio Branco, no Acre, a Cuzco e a Lima, no Peru. A linha operada pela companhia StarPeru terá dois voos semanais às segundas e sextas, em uma aeronave com capacidade para 78 passageiros.

A nova rota é parte do processo de integração econômica e turística entre os dois países, que inclui ainda a construção da Rodovia Transoceânica, com acesso ao Oceano Pacífico.

“Recebemos um fluxo muito grande de pessoas, todos os dias, pela fronteira. Tanto brasileiros quanto peruanos”, explica a secretária de Turismo em exercício do governo do Acre, Ediza Pinheiro de Melo. Além de destacar  a importância da linha para o turismo no estado, a secretária lembrou que a ligação também vai consolidar o desenvolvimento econômico do Acre, por meio da ampliação dos negócios com o país vizinho.

Pelos cálculos da Secretaria de Turismo, existe um mercado potencial de cinco mil acreanos nos voos semanais, sem contar turistas de outros estados brasileiros. Há, também, a possibilidade de deslocamento do Peru para a Argentina e o Chile. Atualmente, a única opção de transporte coletivo para a cidade de Cuzco é um ônibus diário a partir da capital do Acre.

Presidente da Associação das Agências de Turismo e representante da StarPeru no estado, José Raimundo Moraes informa que o preço médio da passagem de ida e volta para Lima é de US$ 480. Na rota para Cuzco, esse valor fica em U$ 280.

A secretária em exercício garante, no entanto, que é possível encontrar promoção de US$ 80 por trecho entre Rio Branco e Cuzco.

Estrada

Ediza de Melo lembra que o processo de integração Brasil-Peru vai possibilitar, além do acesso ao Pacífico, a criação de um porto seco no estado. Segundo a secretária, faltam menos de 40 km para a conclusão da pavimentação da Rodovia Transoceânica, o que  põe a obra no calendário de inaugurações deste ano. Além do asfalto, o empreendimento inclui uma ponte em fase de construção  na cidade de Porto Maldonado.


Sueli Montenegro
Com informações da Agência de Notícias do governo do Acre