Foz vê recorde no aeroporto e ocupação em alta nos hotéis


20/9/2010
Gazeta do Povo (PR)

Foz do Iguaçu nunca viu tanta gente passar pelo Aeroporto Internacional das Cataratas. Impulsionado pelo momento favorável no turismo e o aquecimento da economia, o terminal registrou em agosto o melhor mês da sua história. Foram 108 mil passageiros na soma de embarques e desembarques, número que supera a marca recorde anterior, de 95 mil, estabelecida em janeiro deste ano.

Neste mês, a tendência de alta continua. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o movimento de passageiros na primeira quinzena de setembro foi 38% maior que no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e agosto de 2010, passaram pelo aeroporto 724 mil pessoas, quantia 54% maior em relação ao mesmo período de 2009 - mais do que o dobro do crescimento médio dos aeroportos do país, de 23%. O crescimento expressivo se reflete na rede hoteleira, que está investindo em reformas e ampliações.

O número de voos à cidade disparou. Em 2007, o aeroporto operava com nove voos diários. Hoje são 18, e mais dois semanais, ambos com destino a Montevidéu, no Uruguai. Até o fim do ano, devem operar no terminal mais uma companhia aérea nacional e, no início de janeiro, uma internacional, com linha para Lima, no Peru.

A alta do movimento em agosto se deve a dois fatores convergentes - o período de férias em alguns países europeus e a alta temporada de eventos em Foz. Para outubro, historicamente o mês com mais trânsito de passageiros em razão do turismo de eventos, a perspectiva é de outro recorde, segundo superintendente da Infraero no aeroporto, Joacir Araújo.


Gestão compartilhada
Com tanta gente indo e vindo, a cidade virou case de marketing. Palestras e recepção de comitivas e outros estados para estudar o modelo de gestão no turismo tornaram-se rotina, diz o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez. O secretário e o setor turístico atribuem o movimento ao novo modelo de gestão do turismo na cidade, que passou a seradministrado em conjunto pelo poder público e a iniciativa privada. "Com este modelo, gasta-se de forma mais apropriada, há resultados e os recursos multiplicam-se por três", diz.

Os pilares da nova concepção gerencial do turismo são a Secretaria Municipal de Turismo, a Itaipu Binacional e o Iguassu Convention & Visitors Bureau, representando o setor privado. As entidades criaram uma gestão integrada, costura inédita na cidade, na qual integraram estratégias de divulgação, promoção e logística, cujos frutos começaram a ser colhidos agora, a partir da solidificação de uma nova imagem para o chamado "Destino Iguassu".

Uma dos resultados dessa parceria foi a criação do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu. Voltado para captar e gerir recursos para o turismo, o fundo recebe parcela de recursos provenientes de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu e de hóspedes dos hotéis.


Rede hoteleira

Na rede hoteleira, a ocupação média, que era de 50% no ano passado, saltou para 60%. Em feriados e períodos de férias, chega a 80% e 100% em alguns hotéis. Com o mercado aquecido, os estabelecimentos investem em reformas e ampliações. Para 2011, está prevista a oferta de mais dois mil leitos na cidade, nopadrão de quatro e cinco estrelas, o que levará a cidade a disponibilizar um total de 24 mil leitos.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), Carlos Silva, diz que a cidade está preparada para absorver a demanda em alta. "Há muitos investimentos e ampliações", diz. Nos últimos três anos, a iniciativa privada investiu cerca de R$ 200 milhões em Foz, incluindo construção, ampliação e reformas de hotéis e restaurantes.

A reviravolta no turismo de Foz do Iguaçu começou a partir de 2007, logo depois de a cidade começar a amargar uma crise no turismo. Em 2006, o Parque Nacional, considerado termômetro do turismo local. por ser o principal atrativo, recebeu 954.039 mil turistas, 130 mil a menos que no anterior.