Infraero registra cancelamento em 36,5% dos voos da Webjet nesta terça-feira


28/9/2010
Folha.com
O balanço mais recente divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos), por volta das 16h desta terça-feira, aponta que 31 dos 58 voos da Webjet em todo país foram cancelados, o que representa um índice de 36,5%. Outros 18 voos (21,2%) registraram atrasos de mais de meia hora.

Por volta das 14h de hoje, 21 dos 71 voos da companhia aérea (29,6%) tinham sido cancelados e outros 15 voos (21,1%) estavam atrasados há mais de meia hora.

Na última segunda-feira (27), mais da metade dos voos da Webjet, a quarta maior empresa aérea do país, foram cancelados em razão de problemas com a escala de trabalho dos funcionários, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em julho, a empresa foi multada em R$ 225 mil por carga horária excessiva da tripulação.

A Anac determinou a suspensão da venda de bilhetes pela companhia até sexta-feira (1º). Ontem, a aérea informou vai acatar a determinação e que vem trabalhando para normalizar a situação de seus voos o mais rápido possível.

Em nota, a Webjet afirma que os cancelamentos divulgados pela Infraero foram feitos ao longo do mês de setembro, o que permite que a situação dos passageiros seja tranquila nesta terça. "Os usuários são recebidos por funcionários da empresa, que os informam sobre a situação e os orientam para se dirigirem aos balcões das outras companhias que firmaram acordo com a Webjet", afirma a nota.

Além de suspender a venda de bilhetes, a agência reguladora também vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa. O índice de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro e chegou a 9,7% na última semana.

SINDICATO
O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) divulgou nota nesta segunda reclamando da sobrecarga dos funcionários das empresas aéreas. 'Há algum tempo o SNA vem denunciando o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras. A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos', informou o sindicato.

A entidade defendeu a fiscalização, 'em nome da segurança de voo'. Para o sindicato, a empresa deve se adequar às necessidades, entre elas o retorno de um quarto comissário a bordo.

WEBJET
Depois de passar por uma crise em 2005, quando chegou a ficar três dias sem operar nenhum de seus 26 trechos, a Webjet vive um momento de ascensão.

A empresa aérea foi comprada pela operadora de turismo CVC em 2007, quando possuía apenas 0,6% dos voos domésticos no país.
Atualmente, a empresa possui 5,8% do mercado aéreo doméstico, sendo a quarta maior companhia aérea do país. Segundo dados da Anac, a Webjet teve alta de 57% na demanda de passageiros em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado.

A malha aérea da empresa permite que opere voos para as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.