Infraero vai fazer parceria

2/9/2010
A Gazeta de Cuiabá (MT)

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) aceitou a parceria com o governo do Estado, por meio da Agência Estadual para Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), para a realização do processo de ampliação e reforma do Aeroporto Marechal Rondon. O acordo foi selado nesta quarta-feira (01) em um encontro técnico promovido pela diretoria da Agecopa com representantes da Infraero e agora aguarda análise técnica e jurídica para ser posta em prática.

À convite da diretoria Interinstituicional da Agecopa, o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Lopes, veio à Cuiabá apresentar algumas alterações no cronograma das obras do Marechal Rondon, que reduziu a conclusão de 19 para 15 meses e antecipou a entrega de julho para março de 2013.

O projeto apresentado, porém, não agradou a diretoria da Agecopa, que insistiu na necessidade de entregar o aeroporto em dezembro de 2012, para garantir a participação da Capital na Copa das Confederações, a se realizar em 2013.

De acordo com o diretor Interinstitucional, Agripino Bonilha, é inaceitável que os esforços feitos que as obras sejam concluídas até o final de 2012 sejam perdidos por conta do aeroporto. "Vamos ter o estádio e as obras de mobilidade urbana prontos, são investimentos que não podem ser perdidos".

Já cogitada anteriormente pelo governador Silval Barbosa, a intervenção do governo nos trabalhos da Infraero passou a ser consentida. O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, requisitou uma reunião com a equipe da Infraero para confirmar o interesse de participar do processo afim de acelerar os processo. Durante a reunião, realizada após a apresentação, a Infraero e Agecopa firmaram um acordo de cooperação. "Não buscamos tomar a obra da Infraero, nem estamos disputando. O que oferecemos foi uma parceira em busca de soluções, que foi aceita pela Infraero".

A participação da Agecopa se daria na realização da licitação do projeto de reforma, ficando a cargo da Infraero a realização da licitação da obra. Com isso, algumas etapas poderiam ser puladas, visto que a Infraero tem muitas exigências nos processos de licitação a mando Tribunal de Contas da União, o que não ocorre em âmbito estadual.
Antigo Projeto - Questionado sobre a possibilidade de retomada do antigo projeto de ampliação do aeroporto, interrompido após o abandono da construtora, Jonas Lopes informou que ele não mais se adequaria a proposta porque não inclui as passagens elevadas até a aeronave.

A nova proposta inclui a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, um novo prédio administrativo, além da construção dos setores B e C, adequação do setor A e ampliação do estacionamento.