Noar faz voo panorâmico e marca início de operação em Natal

24/08/2010 - Noar Sala de Imprensa

A empresa começa a operar no Rio Grande do Norte no próximo dia 30

Para marcar o início de sua operação no Estado do Rio Grande do Norte prevista para o próximo dia 30 de agosto, a Noar Linhas Aéreas realizou, no dia 18 de agosto, um voo panorâmico sobre a cidade de Natal. O evento reuniu autoridades locais, representantes do trade turístico e profissionais da imprensa. Antes do voo, a diretoria da empresa concedeu entrevista coletiva, no auditório da Infraero, no Aeroporto Internacional Augusto Severo. No dia 14 de junho, a Noar começou a operar nos Estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, tornando-se a 18ª companhia aérea brasileira homologada para realizar voos regulares com passageiros no Brasil.

A NOAR Linhas Aéreas é uma empresa com investimento exclusivamente privado, sem contar com recursos públicos de qualquer natureza, inclusive financiamentos. Para a etapa inicial de suas operações, foram investidos cerca de R$ 40 milhões. Esse investimento foi realizado por um “pool” de investidores, que controlam a empresa e buscam obter um retorno para o capital investido. Entre os principais investidores estão os empresários pernambucanos Vicente Jorge Espíndola Rodrigues, Djalma Cintra Júnior e Luiz de França Leite, com longa e bem sucedida trajetória empreendedora na região. Nesta fase de implantação, durante seu primeiro ano, a Noar deve gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos, grande parte para mão de obra qualificada. Para o presidente da empresa, Vicente Jorge Espíndola, “a NOAR representa um importante investimento privado no setor de aviação no Nordeste do Brasil, capaz de promover o desenvolvimento do turismo de lazer e negócios, induzindo assim o desenvolvimento socioeconômico da Região”.

Do ponto de vista geográfico, a Noar tem por mercado primário os 9 Estados do Nordeste. A intenção é promover a ligação aérea entre as capitais vizinhas e entre estas e os grandes centros urbanos do interior. Do ponto de vista mercadológico, a Noar vai atuar como uma empresa tipicamente de aviação regional, promovendo a ligação entre localidades próximas e com baixa densidade populacional, ou promovendo a ligação de novos destinos, antes não atendidos pela aviação regular, à malha aérea nacional já existente.  A Noar vai ligar cidades onde exista demanda de transporte aéreo regular compatível com a capacidade de transporte das aeronaves operadas. Neste primeiro momento existe o planejamento de iniciar ligações regulares entre cidades como Recife, Maceió, Aracaju, Caruaru, João Pessoa, Natal, Mossoró e Fortaleza. Mas a definição final, e a consequente divulgação, somente se darão após a aprovação dos órgãos competentes.

A Noar iniciou suas operações com uma aeronave de fabricação tcheca, o L-410, tradicionalmente conhecido por “LET”. Trata-se do mais bem sucedido bimotor turbo-hélice de até 20 passageiros para ligações regionais de curta distância, com mais de 1.200 unidades vendidas. O L-410 permite um custo operacional em curtas distâncias muito abaixo dos seus potenciais concorrentes, o que vai implicar em passagens mais baratas para os passageiros da Noar.  Todas as aeronaves adquiridas pela Noar são novas, e contam com a mais moderna tecnologia disponível. OS L-410 da Noar são os primeiros LET´s a chegar ao Brasil equipados com a nova suíte de aviônicos da Honeywell e um moderno sistema de piloto automático.