Obras em aeroporto começam em 2011




Complexo terá capacidade para 18 milhões de passageiros
Uma reunião realizada nesta terça-feira, 28, entre representes do Governo do Distrito Federal e da Infraero definiu que as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek devem começar em janeiro de 2011.
O planejamento aeroportuário prevê ações de curto, médio e longo prazo. Na primeira etapa das obras, que deverá se estender até 2013, serão investidos aproximadamente R$ 1,4 bilhão, 70% dos quais repassados pela Infraero e 30% disponibilizados pelo Governo Federal.
Segundo Jonas Lopes, superintendente de projetos da Infraero, a primeira fase do cronograma – pensada para atender a demanda gerada pela Copa do Mundo de 2014 – visa principalmente à reforma e à ampliação do terminal de passageiros.
Entretanto, algumas áreas reformadas e/ou ampliadas poderão ser liberadas antes do prazo, em dezembro de 2012, para atender parte da demanda com mais segurança e conforto. “O planejamento é de que, em abril de 2013, seja entregue a primeira etapa das obras. A capacidade de atendimento vai aumentar para 18 milhões de passageiros por ano. Hoje atendemos 10 milhões”, afirmou.
Ivelise Longhi, vice-governadora, destaca que a ampliação do aeroporto vai beneficiar diversos setores da sociedade. “Esse projeto não será somente para atender à demanda da Copa do Mundo de 2014, mas para uma grande necessidade do Distrito Federal”, apontou.
Conforme informações apresentadas, durante a primeira fase de ampliação, o terminal de passageiros receberá mais 19 pontos de embarque. Ao final do projeto, serão 43 pontos de embarque.
Além disso, na primeira etapa serão construídos um edifício garagem para concessão comercial e um novo pátio de logística de carga, tudo planejado para ser interligado ao projeto do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).