TAM está confiante que órgãos reguladores aprovarão negócio com a chilena LAN

Agencia Brasil

02/09/2010

O diretor-presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou nesta quinta-feira que a documentação a ser entregue a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a fusão entre a TAM e a companhia aérea chilena LAN deve estar pronta dentro de um mês. Ele disse que espera que a aprovação do negócio pelas autoridades brasileiras ocorra entre seis e nove meses.

Após reunião com a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, Bologna afirmou que o processo de integração dos serviços das duas empresas deve ser implementado em um prazo de dois a três anos. Ele se mostrou otimista de que a fusão será aprovada pela Anac, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“A TAM sempre foi uma empresa que apresenta tudo dentro da legalidade. Tudo que estamos fazendo e os documentos que estão sendo produzidos estão dentro da legalidade. Portanto, a gente acredita que vai ser aprovado porque estamos propondo algo que é passível de aprovação”.

De acordo com Bologna, o consumidor será beneficiado pela fusão porque haverá mais oferta de voos, mais conectividade entre as malhas e mais destinos. “Facilita ao passageiro uma integração maior de uma origem ao destino na intraregião sul-americana e daí para fora porque estaremos colocando mais voos”.

Ele lembrou que apesar da fusão, as duas empresas continuarão atuando de forma independente. “Cada empresa se manterá como ela é. Tem a TAM no Brasil e no Paraguai, a LAN na Argentina, no Chile, no Equador. E você tem uma holding que coordena esse grupo de companhias aéreas. A Latam, portanto, não é uma companhia aérea, ela é um grupo de companhias”.

Fonte: Agência Brasil