Ampliação do Aeroporto JK começa em janeiro

28/09/2010 - Agência Brasília 
 
Até 2013, terminal terá capacidade ampliada dos atuais 10 milhões para 18 milhões de passageiros/ano. Investimento para Copa de 2014 será de R$ 1,4 bilhão. Após o Mundial, aeroporto ainda terá outras duas etapas de obras, atingindo uma capacidade de atender 25 milhões de pessoas até 2025

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek (DF) começarão em janeiro de 2011. A data foi confirmada em reunião nesta terça-feira (28) entre representantes de órgãos do GDF e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O planejamento aeroportuário prevê ações de curto, médio e longo prazo. Na primeira etapa das obras, que deverá se estender até 2013, serão investidos cerca de R$ 1,4 bilhão, 70% dos quais repassados pela Infraero e 30% bancados pelo Governo Federal.

O superintendente de projetos da Infraero, Jonas Lopes, explica que a primeira fase do cronograma – pensada para atender a demanda gerada pela Copa do Mundo de 2014 – visa principalmente à reforma e à ampliação do terminal de passageiros. Apesar disso, algumas áreas reformadas e/ou ampliadas poderão ser liberadas antes do prazo, em dezembro de 2012, para atender parte da demanda com mais segurança e conforto. “O planejamento da Infraero junto ao GDF é de que, em abril de 2013, seja entregue a primeira etapa das obras”, afirmou Lopes. “A capacidade de atendimento vai aumentar para 18 milhões de passageiros por ano. Hoje atendemos 10 mi”.

Segundo a vice-governadora Ivelise Longhi a ampliação do aeroporto vai beneficiar diversos setores da sociedade. “Esse projeto não será somente para atender à demanda da Copa do Mundo de 2014, mas para uma grande necessidade do Distrito Federal”, avaliou Ivelise. “Essa ampliação é extremamente importante, no momento em que o governo está trabalhando muito pela atividade turística na capital do País, que é patrimônio histórico da humanidade”. 

Mais pontos de embarque

Durante a primeira fase de ampliação, o terminal de passageiros receberá mais 19 pontos de embarque. Ao final do projeto, serão 43 pontos de embarque. Além disso, na primeira etapa serão construídos um edifício garagem para concessão comercial e um novo pátio de logística de carga, tudo planejado para ser interligado ao projeto do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT).

No encontro, estiveram presentes a vice-governadora Ivelise Longhi, os secretários André Clemente (Fazenda), Antônio Coelho (Desenvolvimento Econômico), João Batista Padilha (Obras), Divino Valério Martins (Ciência e Tecnologia) e Hebert Félix (Esporte), além do coordenador da Copa de 2014, Sérgio Graça, e representantes da Infraero.

Os investimentos na segunda etapa ainda dependem do projeto, que se encontra em fase de desenvolvimento. A fase final está prevista para 2025, quando o aeroporto terá capacidade para atender a cerca de 25 a 30 milhões de passageiros.

Fabiana Bandeira - Agência Brasília