Estado vai construir heliportos em sete municípios do interior

AUMENTO DE CIRCULAÇÃO


Publicada em 30/09/2010 às 19h10m
O Globo - 30/09/2010
RIO - A Secretaria Estadual de Transportes vai construir sete heliportos em municípios do interior que não têm infraestrutura aeroportuária: Teresópolis, Petrópolis, Friburgo, Visconde de Mauá, Santo Antônio de Pádua, e Ilha Grande, em Angra dos Reis. A medida é para atender o aumento da circulação e facilitar o atendimento de emergência da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Segurança Pública.
A licitação para a elaboração do projeto executivo para quatro heliportos - os de Teresópolis, Petrópolis, Visconde de Mauá e Três Rios - foi finalizada nesta quarta-feira. A empresa Enar Engenharia e Arquitetura foi a que ofereceu a melhor proposta, com o menor preço - R$ 120 mil pelos quatro projetos. A concepção de cada heliporto inclui áreas de pouso e estacionamento, balizamento noturno, garantindo a segurança para voos à noite, serviço contra incêndio e terminal de passageiros.
- Fora da capital, o estado não conta com nenhum heliporto. O objetivo desses projetos é dotar o interior de infraestrutura, garantindo acessibilidade de empresários, turistas e agilidade nos atendimento de emergência dos Bombeiros, Polícia e Defesa Civil - afirmou o secretário de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues.
A construção dos sete heliportos está prevista no Plano Aeroviário do Estado. Com eles, o Rio de Janeiro será o primeiro estado do país a requerer recursos do Plano Federal de Auxílio a Aeroportos do Governo Federal (PROFAAR) para construção desse tipo de terminal.