Galvanização: solução para aeroportos?

01/10/2010 - Webtranspo - Marcio Gracia

Tecnologia pode ampliar capacidade de atendimento

Infraero busca solução para a Copa do Mundo 2014

Prevendo uma elevação de mais de 50% no número de passageiros nos próximos quatro anos, a Infraero vê na tecnología de galvanizaçao, ou Módulo Operacional, uma alternativa para ampliar o espaço útil da infraestrutura aeroportuária, cujos atributos ajudarão a reduzir a saturação da capacidade nos aeroportos brasileiros.

Tendo como modelo central as obras realizadas na África do Sul e já implantadas no Aeroporto de Houston, nos Estados Unidos, a Infraero buscou no mercado essa solução para ampliar os terminais do País.

“Essa solução foi adotada nos aeroportos da África do Sul e responde por um aumento rápido de infraestrutura para as demandas pontuais ou situações temporárias, transitórias, entre o estágio atual e a conclusão das obras definitivas” resume Jonas Maurício Lopes, superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero. Para ele, trata-se de uma tecnologia futurista que trará ganhos operacionais, pois possui boa durabilidade e reduzirá os custos do governo nas obras.

O preço a ser pago na solução é de R$ 2,5 mil por metro quadrado, enquanto que a construção convencional usada em aeroportos custa perto de R$ 8 mil o metro quadrado. Além disso, o tempo para a montagem é 25% mais curto que a construção do modelo.

A galvanização consiste em um centro de operações erguido com estrutura metálica desmontável, utilizado em diversos países como Portugal, Catar, Alemanha, Bélgica, China, Espanha e Índia. No Brasil, o sistema já está em uso no aeroporto de Florianópolis há mais de um ano, segundo Lopes, com bom aproveitamento.

“Os módulos foram concebidos para serem utilizados por até dez anos. Porém, cada situação tem uma condição especial. O tempo de utilização será determinado a partir do provimento da infraestrutura definitiva, ou seja, quando os novos estiverem prontos”, diz.

Vantagem

Uma das vantagens do sistema é autilização do aço. “O aço proporciona velocidade na execução dos módulos, leveza nas peças da estrutura, facilidade na montagem e aspecto arrojado aos vãos livres. Além disso, a estrutura metálica é interesante já que podemos desmontá-la e remontá-la em outro lugar”, frisa o executivo.

Sem precisar o valor a ser investido na solução, Lopes relatou que são recursos incluídos no PAC (Programa de Acelereção do Crescimento), pelo qual, o governo pretende investir R$ 5,5 bilhões na ampliação e modernização dos principais aeroportos brasileiros, nas 12 cidades sede do campeonato.