UE autoriza negociações para abertura de mercado com o Brasil

18/10/2010 - Portal CR

A União Européia (UE) autorizou na sexta-feira (15/10) através dos seus Ministros de Transportes que a Comissão Européia dê início às negociações visando a abertura do mercado aéreo entre o bloco de países europeus e o Brasil.

"Eu estou bastante satisfeito com o apoio unânime dos Estados membros em nos garantir um mandado de negociação com o Brasil. O Brasil é um mercado em rápido crescimento e estrategicamente importante. Um acordo amplo entre a UE e o Brasil irá indubitavelmente aumentar o número de voos e quantidade de serviços com os mais competitivos preços entre o Brasil e a UE. Isso irá criar significativas novas oportunidades para nossa indústria bem como benefícios para o público viajante", disse o vice-presidente da Comissão Européia, encarregado de transportes, Siim Kallas.

Estima-se que um acordo entre europeus e brasileiros aumente em 335 mil o número de passageiros transportados entre os mercados envolvidos somente no primeiro ano de abertura, com geração de mais de R$ 1 bilhão em benefícios aos consumidores anualmente.

A Comissão Européia pretende iniciar as negociações pela abertura de mercado com o Brasil dentro das próximas semanas.