Aeroporto de Florianópolis passa por mudanças para suportar aumento de voos durante o verão

16/12/2010 - Diário Catarinense

Principal medida será o fechamento da pista auxiliar para uso como estacionamento de aeronaves

A alta temporada já começou para o tráfego aéreo e, para garantir o atendimento da demanda desta época do ano, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, deve transformar, nos próximos dias, a pista auxiliar em área de estacionamento para aeronaves. A medida, que ainda precisa da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), deve ajudar a liberar mais posições para voos comerciais e fretados, principalmente durante a madrugada.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Antonio Filipe Bergman Barcellos, a pista auxiliar deve ter seus 600 metros finais interditados a fim de permitir que mais cinco aeronaves permaneçam estacionadas. Com isso, novas posições serão liberadas em frente aos terminais do aeroporto, o que garantir ia novos embarques e desembarques no local. 

- Significa um ganho de mais de 50% em relação às posições que nós temos hoje - contabiliza Barcellos. 

Com a mudança, as aeronaves que atualmente utilizam a pista auxiliar passariam a operar na pista principal. 

- A utilização dessa pista não prejudicaria as operações comerciais, porque hoje o movimento dela corresponde a 2% do total do aeroporto e essas operações, que são de aeronaves militares e de pequeno porte, podem ser absorvidas pela pista principal - explica. 

A chegada da temporada de verão e dos turistas à capital catarinense, traz junto o aumento no número de voos fretados. O primeiro do ano já pousou no Aeroporto Hercílio Luz no dia 8 de dezembro, vindo do Chile. Outros 292 já tiveram suas solicitações aceitas e mais 100 estão em fase de aprovação na ANAC. 

- Com a liberação da pista, nós teremos possibilidade de aprovar mais voos - completa o superintendente.