Aeroporto Santos Dumont (RJ) terá novas restrições de voos

10/12/2010 - Jornal de Turismo

O Instituto Nacional do Ambiente (Inea) emitiu a Licença de Operação do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, que operava sem a autorização desde 2004. O aeroporto continuará fechado para operações noturnas e a principal mudança é que haverá redução do número de voos das 6h às 8h e das 20h às 22h. Nesses intervalos, serão 14 voos por hora, e não 23, como funciona atualmente. As regras passam a vigorar dentro de 60 dias, a partir desta sexta-feira (10).

A polêmica sobre os voos do Santos Dumont teve início depois de muitas reclamações de moradores sobre o excesso de ruído. Os bairros mais atingidos eram Urca, Flamengo, Laranjeiras, Botafogo, Centro e Lapa. Segundo o Inea, a licença é válida por três anos e pode ser modificada.

Em 2009, a Secretaria de Meio Ambiente já havia proibido voos entre 22h e 6h no Aeroporto Santos Dumont e ainda restrição do tráfego aéreo na Rota 2. Em setembro, ficou decidido que o uso da Rota 2 do aeroporto só aconteceria em casos especiais.

A outra regra também definida em setembro de 2009 foi que o aeroporto ficaria fechado das 23h às 6h. O horário máximo para os voos chegarem foi definido para às 22h30, com tolerância máxima de 30 minutos. Os voos que ultrapassam este horáriosão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Em outubro de 2009, o Conselho Diretor do Inea decidiu multar em R$ 25 mil a Infraero a cada vez que a empresa que administra o Santos Dumont descumprisse as determinações do órgão.