Azul Linhas Aéreas: 2 anos, feliz aniversário!

15/12/2010 - Publicado por Paullo Marinho  em Sobre a Azul

2 anos de surpresas, profissionalismo, qualidade, dedicação, alegrias e excelência: essa é a Azul Linhas Aéreas, que completa neste dia 15 de Dezembro de 2010, 2 anos de operações, 2 anos de vida como a empresa aérea mais feliz do país, que leva a sério o bem estar e o compromisso que assumiu com os seus clientes de se tornar a melhor empresa aérea do País. Conheça um pouco da sua brilhante história, afinal você faz parte dela :D

27 de Março de 2008
David Neeleman anuncia em evento na cidade de São Paulo o lançamento de uma nova empresa aérea dedicada a operar voos domésticos no Brasil. Junta a constituição da nova empresa, David também anunciou a encomenda de 76 aeronaves Embraer 195, avaliada em US$ 3 bilhões. Nessa data, outra surpresa: foi lançada uma campanha convidando o público a participar do nome da escolha da empresa, com um prêmio incrível: o primeiro que indicar o nome que viesse a ser selecionado ganharia um passe vitalício para voar com direito a um acompanhante. As inscrições foram feita através do sitewww.voceescolhe.com.br

6 de Maio de 2008
Depois de pouco mais de 30 dias da campanha “Você Escolhe”, foi definido o nome Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. David Neeleman comentou a escolha: “Azul inspira sentimentos como pureza, segurança, serenidade, lealdade, qualidade e, claro, remete ao céu, a voar”. A campanha contou com mais de 108 mil cadastrados e 157.528 nomes submetidos.

28 de Maio de 2008
A Imagem corporativa da Azul foi apresentada em São Paulo. O trabalho teve participação direta de David Neeleman e Trey Urbahn, Vice-Presidente de Marketing. A criação foi de Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul. Na ocasião, David Neeleman afirmou: “A escolha do mapa do Brasil como nossa marca é a representação de nosso orgulho em servir e integrar nosso País”. Nessa data, Vitor Buzzone de Souza Varejão, 24 anos, e João Souza Dias Garcia, 27 anos, foram anunciados como os dois ganhadores do passe vitalício. Os dois viajarão de graça em qualquer serviço regular da Azul, levando um acompanhante, pelo resto de suas vidas.

21 de Julho de 2008
Começa o treinamento da primeira turma de pilotos, comissários e técnicos de manutenção na sede da empresa, Azulville, em Barueri (SP). O programa estendeu-se até agosto para comissários e até setembro para pilotos.

27 de Agosto de 2008
Chegou ao Brasil, vindo dos Estados Unidos, o primeiro Embraer 190, importado para acelerar o processo de certificação e homologação da Azul como Empresa de Transporte Aéro Regular. O jato decolou pela manhã de Orlando, fez escala em Boa Vista (RR) e seguiu direto para Porto Alegre (RS), onde seria a seguir pintado nas cores Azul.

17 de Setembro de 2008
David Neeleman e Pedro Janot, Presidente da Azul, comandaram a cerimônia de batismo da primeira aeronave da empresa, realizada no Rio de Janeiro. Matriculado PR-AZL, o Embraer 190 recebeu o nome “O Rio de Janeiro Continua Azul”. Todos os aviões da Azul são batizados e seus nomes são sugeridos pelos próprios colaboradores e Clientes da empresa.

12 de Novembro de 2008
A Azul foi certificada como empresa de transporte aéreo, recebendo das autoridades o CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo). Com isso, a companhia pôde pleitear as rotas que pretendia operar e começar a vender passagens.

2 de Dezembro de 2008
Entre 2 e 5 de Dezembro, a Azul fez um “Roadshow” com sua primeira aeronave, partindo de Campinas e passado pelo Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Em cada cidade, agentes de viagem embarcaram em voos locais de 45 minutos, para se familiarizarem com os diferenciais da companhia aérea: cinco tipos de snacks, serviço mais atencioso, poltronas em couro ecológico, dispostas dois a dois, com generoso espaço individual.

4 de Dezembro de 2008
A Azul recebeu autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para começar a operar as rotas Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador. As primeiras vendas foram realizadas nesse mesmo dia, quando o website da empresa,www.voeazul.com.br, foi colocado no ar.

11 de Dezembro de 2008
Com enorme festa para dezenas de colaboradores da fabricante e todos os mais de 900 funcionários da companhia aérea, a Embraer celebrou a primeira entrega de um jato Embraer 195 para a Azul.

15 de Dezembro de 2008
Chegou o grande dia: às 12h00 partiu o primeiro voo regular da Azul, AD 4064, operado pelo Embraer 190 de matrícula PR-AZL e pilotado pelo comandante Ary Nunes, decolou com 90 clientes de Campinas para Salvador. Às15h0, outro Embraer 190, matrícula PR-AZA, comandado pelo diretor de operações da Azul, Comandante Álvaro Neto, decolou de Campinas rumo a Porto Alegre realizando o primeiro voo AD 4062 com 51 clientes a bordo. Ao final do seu primeiro dia de operação, a Azul obteve a faixa média de ocupação de 62%.

14 de Janeiro de 2009
Duas novas rotas sem escalas são iniciadas: Campinas-Curitiba e Campina-Vitória. Neste dia a Azul colocou para rodas uma frota de ônibus executivos equipados com wi-fi, ar-condicionado e monitores exibindo filmes. Os serviços diários e gratuitos ligaram inicialmente o Shopping Villa-Lobos em São Paulo ao aeroporto de Viracopos, Campinas.

28 de Janeiro de 2009
Tem início a venda de passagens no “Espaço Azul”. São 16 poltronas ainda mais espaçosas que as demais, com 86 centímetros de distância da fileira da frente, por apenas R$ 30 a mais, independentemente do destino.

18 de Fevereiro de 2009
Começam os primeiros voos entre Campinas e Recife, com duas ligações diárias em cada sentido. Com isso, sobre para seis o números de cidades servidas pela Azul.

18 de Março de 2009
A Azul começa a operar entre Campinas e Fortaleza, terceira cidade do Nordeste brasileiro a receber voos diários.

20 de Março de 2009
A Azul chega ao Rio e começa a operar uma nova Ponte Aérea, unindo o Aeroporto Santos Dumont a Campinas, com 14 voos diários – sete em cada sentido. Uma campanha de lançamento promove tarifas promocionais com preços a partir de R$ 39 por trecho.

1 de Abril de 2009
Entram em operação mais duas rotas da Azul, Navegantes-Campinas e Navegantes-Porto Alegre. Uma linha de ônibus exclusiva e gratuita passa a unir Blumenau ao aeroporto de Navegantes.

6 de Abril de 2009
A Azul voa ao seu primeiro destino na Região Norte: Manaus, com voos diários sem escalas para Campinas. Neste mesmo dia, as linhas de ônibus são ampliadas e passam a ligar o Aeroporto de Viracopos a Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste. De São Paulo, os ônibus passam a sair do Shopping Eldorado, do Terminal da Barra Funda e de Alphaville – Shopping Tamboré.

16 de Abril de 2009 
Têm início a rota Salvador-Vitória, primeiro voo da Azul que não tem por origem ou destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas.

22 de Abril de 2009
A Azul contrata suas três primeiras primeiro-oficiais. Antes da contratação de Daniela de Lima, Aline Silveira e Maria Medeiros a equipe de pilotos era formada apenas por homens.

27 de Maio de 2009
A Azul começa a operar a rota Campinas-Campo Grande. Agora já são 11 destinos conectados pela nova companhia aérea.

1 de Junho de 2009
A Azul incorpora mais um destino à sua malha aérea com o inicio dos voos diários entre Campinas e Maceió. Três dias mais tarde, a Azul passa a ligar Campinas a Maringá. Também em 4 de Junho, são apresentadas as tarifas Azul Flex e Azul Flex Plus, criadas para atender o mercado corporativo.

15 der Julho de 2009
A Azul completa 6 meses de operações, transportando mais de 650 mil clientes em 74 voos diários, unindo 13 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Manaus. Somando-se as linhas de ônibus, são no total 18 cidades conectadas pela Azul.

24 de Junho de 2009
A Azul lança oficialmente o programa de vantagens Tudo Azul. Ele é simples e direto: a cada compra de passagem aérea, o cliente recebe o equivalente a 5% do valor da tarifa paga como crédito em sua conta. A partir de R$ 50 acumulados, pode usar os créditos em múltiplos de R$ 50, tanto para comprar integralmente um bilhete quanto para obter desconto na compra de outra passagem.

10 de Agosto de 2009
A Azul passa a voar entre Campinas e Belo Horizonte com 8 serviços diários sem escalas. Para celebrar, o Embraer 195 matrícula PR-AYD é batizado “Azul, Ouro de Minas”, nome escolhido através de promoção com sugestão de uma cliente. Nesta mesma data, tem inícios os voos de Porto Alegre para o Rio de Janeiro – Aeroporto Santos Dumont. Essa é uma ligação histórica na aviação comercial brasileira: pela primeira vez, estes dois importantes aeroportos são ligados sem escalas por serviços a jato.

13 de Agosto de 2009
A Azul celebra a marca de 1 milhão de clientes transportados, um recorde mundial. O milionésimo cliente, Aderlei Ferreira, 40 anos, publicitário, fazia sua primeira viagem com a empresa. Ele ganhou como prêmio o direito de voar para todos os destinos servidos pela Azul durante um ano, com direito a levar um acompanhante gratuitamente.

26 de Agosto de 2009
A Azul lança sua nova divisão de negócios, a Azul Cargo. Uma extensa malha de destinos e serviços começa a se formar a partir da base principal de voos da companhia, Campinas.

26 de Setembro de 2009
Voos sem escalas ligando o Rio de Janeiro – Aeroporto Santos Dumont – a Salvador têm início. Com esta nova rota, a Azul passa a ligar o Rio de Janeiro sem escalas a Campinas, Porto Alegre e Salvador.

5 de Outubro de 2009
A Azul inova mais uma vez com um produto inédito: o Passaporte Azul. Ele permite aos clientes voarem para qualquer destino operado pela Azul, quantas vezes quiserem, pelo período de 30 dias, por R$ 499. Milhares de Passaportes são vendidos nos primeiros dias da promoção.

18 de Novembro de 2009
A Azul, a Embraer, a General Eletric e a Amyris anunciam uma parceria pioneira para empregar bicombustíveis para aviação no Brasil. A frota da Azul, a mais jovem e avançada da aviação brasileira, é também a mais “verde”, com os menores índices de impacto ambiental.

1 de Dezembro de 2009
Início da rota Campinas-Natal sem escalas. Com isso, a Azul passa a servir 15 destinos em todo o Brasil. A nova rota é atendida por dois voos diários.

7 de Dezembro de 2009
A Azul celebrou a marca de dois milhões de clientes transportados, outro recorde mundial. A festa aconteceu no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O cliente de número dois milhões é Ricardo Sanchez, que mora em Americana, São Paulo. Como prêmio, ele recebeu um passa para voar de graça durante um ano.

15 de Dezembro de 2009
A Azul completa um ano de operações e passa a voar diariamente entre Campinas e Florianópolis. Com a maior taxa de ocupação do mercado, os resultados da nova companhia ficam muito acima do esperado. “Nosso plano original focava nossas operações a partir de Viracopos. Hoje, já temos mais de 50% do mercado de Campinas. Nossos voos saem cheios de clientes satisfeitos. Literalmente, a Azul colocou o interior de São Paulo no mapa da aviação comercial” disse David Neeleman, fundador da empresa e Presidente do Conselho.

20 de Dezembro de 2009
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que divulgou balanço anual, a Azul foi a mais pontual do Brasil em 2009 dentre as companhias domésticas, uma média mensal de voos no horário de 91,9%.

13 de Janeiro de 2010
A primeira loja da Azul localizada fora dos aeroportos onde opera é inaugurada no Shopping Eldorado, em São Paulo. Lá, é possível comprar passagens, alterar reservas e fazer o check-in pelos totens de auto-atendimento. Os clientes contam ainda com a facilidade de embarcar no próprio Shopping Eldorado com destino ao Aeroporto de Viracopos, de onde parte a maioria dos voos da companhia.

2 de Fevereiro de 2010
A comunidade virtual Viajamos.com.br, criada pela Azul, já conta com mais de 5 mil membros. A iniciativa da empresa visa fidelizar os membros com informações atualizadas diariamente sobre eventos, promoções e outras atrações ligadas ao universo das viagens.

3 de Março de 2010
A Azul começa a voar para Goiânia, conectada sem escalas a Campinas e a todos os demais destinos operar pela companhia no País.

30 de Abril de 2010
A marca de 3 milhões de clientes transportados é celebrada, batendo mais um recorde mundial. A cliente de número 3 milhões foi surpreendia no check-in em Porto Alegre, onde embarcava para Salvador. Nadja Maria Guerra Rodrigues, 66 anos, advogada aposentada, ganhou um passe para voar com a Azul de graça durante um ano com direito a acompanhante para qualquer um dos destinos atendidos pela empresa.

1 de Maio de 2010
A Azul começa a operar para Porto Seguro, na Bahia, e com isso traz mais uma novidade: o início das operações a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Voos com destino a Porto Seguro também partem de Campinas (Aeroporto de Viracopos) e Belo Horizonte (Aeroporto de Confins). Agora são 19 as cidades servidas pela empresa em todo o país.

5 de Maio de 2010
É lançada a Azul Viagens, a nova operadora da Azul, trazendo um produto inovador: uma ferramenta que permite a montagem de pacotes de viagens dinâmicos para atender tanto ao cliente que prefere montar seu pacote no site da Azul Viagens quanto aos agentes de viagens.

5 de Maio de 2010
A Azul inaugura oficialmente seu centro de treinamento, a Universidade Azul. E apresenta o seu simulador de voo, em um investimento de US$ 11 milhões. O simulador é destinado ao treinamento dos tripulantes da Azul e de outras companhias aéreas.

31 de maio de 2010
A Azul Cargo atinge 2.000 cidades com o serviço de entregas expressas porta a porta. A rápida expansão prevê a ampliação do número de lojas, passando de 25 para 50 até o final de 2010. A Azul Cargo serve todas as 17 bases operadas pela Azul no transporte de clientes, através do serviço porta a porta de entrega de encomendas.

7 de Junho de 2010
Mais um destino entra na malha aérea da Azul: a cidade de Cuiabá. São duas frequências diárias sem escalas para Campinas e a partir daí para todos os outros destinos atendidos pela empresa.

24 de Junho de 2010
A Azul acelera seu crescimento ao receber da Embraer mais 3 E-Jets em apenas dois dias. As novas aeronaves Embraer 195 fazer parte da encomenda feita à Embraer no começo de 2008, quando a criação da Azul foi anunciada ao mercado. Com isso, a companhia aérea passa a contar com uma frota de 18 E-Jets, sendo 10 190 e 8 195.

28 de Junho de 2010
A Azul começa a operar seus primeiros voos internacionais fretados para Buenos Aires e Bariloche. Os voos partem de Campinas e de Porto Alegre. A Azul fecha o mês de Junho celebrando a marca de 2 mil funcionários, ou 2 mil Tripulantes-Azul, como são chamados internamente todos os que trabalham na companhia aérea.

1 de Julho de 2010
Os moradores de Belo Horizonte já podem embarcar para Fortaleza, Porto Alegre e Recife em voos diários sem escalas. É a Azul cumprindo sua meta de integrar comunidade através de uma crescente rede de voos sem escalas entre pares de cidades que antes não contavam com essa comodidade.

13 de Julho de 2010
A empresa laça seu programa de financiamento de passagens, o Azul Crédito, com um pacote de opções de financiamento que torna ainda mais fácil a compra de passagens aéreas parceladas. Entre as novidades, o parcelamento recorrente em cartões de crédito, que debita a cada mês o valor da parcela e não o valor total da compra e o parcelamento com débito em conta corrente.

19 de Julho de 2010
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras encomenda mais cinco aeronaves Embraer, com o objetivo de acelerar seu crescimento em 2010. Com este pedido adicional, são 86 aeronaves Embraer encomendadas (46 firmes e 40 com opção de compra). A companhia fechará o ano com frota de 26 jatos Embraer.

20 de Julho de 2010
A Azul surpreende mais uma vez o mercado e anuncia a compra de 20 turboélices ATR 72-600s, mais opção para 20 outras aeronaves. Isso faz da Azul a primeira companhia aérea na América Latina a encomendar a nova série 600 do ATR. O contrato de 850 milhões de dólares prevê o início das entregas ao final de 2011.

28 de Julho de 2010
A marca de 4 milhões de clientes transportados é celebrada. O cliente Rodrigo Gemenez Peres, 30 anos, foi flagrado no momento em que fazia o check-in no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ao saber que seu prêmio é viajar de graça com a Azul por um ano, disse: “Vou conhecer todos os destinos servidos pela empresa com minha esposa”.

2 de Agosto de 2010
A Azul começa a voar para Brasília. Os voos sem escalas unem Campinas à Capital Federal três vezes por dia. A empresa opera no Terminal 2 do Aeroporto Juscelino Kubitschek.

16 de Agosto de 2010
Os clientes de Belo Horizonte ganham mais dois destinos em voos sem escalas desde a capital mineira: Campo Grande e Salvador. BH e Salvador vão se firmando como algumas das principais bases de operações da Azul.

23 de Agosto de 2010
A Azul lança o Passaporte Azul Belo Horizonte, onde comprando o passaporte por R$ 299, os clientes podem ir para Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Seguro, Campo Grande e Porto Alegre partindo da capital mineira, durante 30 dias.

1 de Setembro de 2010
Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul a partir de primeiro de Setembro: São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí. O novo voo parte todos os dias de Campinas para São Luís, com escala em Teresina.

13 de Setembro de 2010
A Azul começa a operar a linha de ônibus exclusivos e gratuitos entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto de Viracopos.

1 de Outubro de 2010
Início das operações da Azul em Aracaju.

15 de Outubro de 2010
A Azul lança o Passaporte Azul São José dos Campos, onde durante 30 dias os seus clientes podem viajar para as cidades de Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Maringá e Campo Grande por R$ 299.

18 de Outubro de 2010
A Azul inaugura um novo destino: Joinville, a terceira cidade do Estado de Santa Catarina servida pela Azul Linhas Aéreas.

3 de Novembro de 2010
São José dos Campos começa a receber os voos da Azul.

3 de Novembro de 2010
A Azul chega até a capital paraense: Belém.

24 de Novembro de 2010
Em uma grande festa no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, a Azul chegou ao seu cliente transportado de número 6 milhões.

1 de Dezembro de 2010
A Azul intensifica o seu processo de crescimento com o início das operações ligando outras as capitais atendidas no Nordeste em voos diretos, como já era feito nas ligações Aracaju-Maceió e Teresina-São Luís, agora é a vez de Recife-Salvador, Recife-Fortaleza e Fortaleza-São Luís se ligarem sem escalas ou conexões.

5 de Dezembro de 2010
A Azul lança a campanha de apoio ao combate do câncer de mama em parceria com a FEBAMA, e como forma de adesão, inicia o “Roadshow” da sua aeronave e seu ônibus pintados de rosa (cor que simboliza o combate).

15 de Dezembro de 2010
Hoje, como parte das comemorações dos dois anos de operações da Azul Linhas Aéreas com vários recordes mundiais quebrados, a companhia aérea inicia os seus voos para Ilhéus, na Bahia.