Rio Grande do Sul terá novo aeroporto

30/11/2010 - Webtranspo

Empreendimento vai ser instalado em Vila Oliva

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira, 30, que o Estado terá um novo aeroporto; a unidade – chamada de Aeroporto Regional da Serra - será instalada em Vila Oliva, a 45 km de Caxias do Sul e próximo a São Francisco de Paula.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o aeroporto terá uma pista de três mil metros, em princípio; alcançando quatro mil metros, posteriormente.

“O novo Aeroporto da Serra foi estabelecido pelo Plano Aeroportuário do Estado. Será uma estrutura de grande porte para receber carga e passageiros. Em um primeiro momento, receberá aeronaves até 767-300, já prevendo uma ampliação para receber aviões do tipo 747-carga”, contou Daniel Andrade, secretário de Infraestrutura.

O aeroporto será o principal da Serra gaúcha, de acordo com o secretário, e substituirá o Aeroporto Regional de Caxias do Sul - Hugo Cantergiani -, o mais movimentado do interior do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente.

Localizado em uma área conturbada (cercado por moradias) sem capacidade para receber voos de grande escala, o Cantergiani será desativado. O aeroporto também vem se tornando inviável às operações, já que não comporta aviões acima de médio porte e não tem condições técnicas para ampliação.

“Concluímos que a área de Vila Oliva reúne as melhores condições técnicas para receber um aeroporto de grande porte”, observou Fernando Coronel, diretor do Departamento Aeroportuário da Seinfra.

Na opinião dele, “um aeroporto maior e mais moderno é fundamental para o desenvolvimento empresarial e da região. Ele será vital para à Copa do Mundo 2014, já que a Serra Gaúcha tem expectativa de ser campo-base para o mundial”, disse.