Volta Redonda (RJ) ganhará aeroporto. Obras já foram iniciadas

10/12/2010 - Jornal de Turismo

Volta Redonda, região de alto desenvolvimento industrial no Rio, ganhará um aeroporto próximo à Rodovia Presidente Dutra e com capacidade para receber aeronaves de médio porte para até 150 passageiros. O governador Sérgio Cabral já publicou um decreto no Diário Oficial desapropriando uma área de cerca de 1,9 milhão de metros quadrados. A regulamentação prevê a extensão da área do aeroporto de Volta Redonda em mais 20%. O decreto atende a uma exigência do Instituto Estadual do Ambiente, de construção de uma Reserva Legal, a título de compensação ambiental.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, as obras foram iniciadas este mês e estão na fase de estudos e sondagens topográficas. A limpeza da área deve começar ainda este ano. O chamado Aeroporto do Vale do Aço vai atender a uma demanda de municípios como Piraí e Volta Redonda e ainda Barra Mansa e Porto Real.

A pista do Aeroporto do Vale do Aço terá 2,2 mil metros de comprimento, por 30 de largura. Os recursos para a primeira fase da obra já foram aprovados pelo Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) e estão na casa dos R$ 12,301 milhões. O valor total gira em torno de R$ 56,3 milhões.