Anac estuda redução da malha aérea da Webjet

17/1/2011 - Diário de Natal (RN)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá anunciar nas próximas semanas a redução da malha da Webjet, tanto do número de frequências (saídas autorizadas) quanto no de cidades atendidas. A avaliação do órgão regulador, que está estudando detalhamente a situação da companhia, é que a Webjet enfrenta problemas operacionais e não dispõe de tripulação suficiente para atender os voos autorizados atualmente.

A Webjet é a quarta companhia do mercado doméstico e teve um aumento do tráfego de passageiros de 64,1% no ano passado. Mas tem registrado índices de atraso muito superiores à média do setor.Segundo dados da Infraero, até às 18h de sexta-feira, a empresa registrava índice de atraso de 68% (dos 103 voos programados, 70 atrasaram e outros 2 foram cancelados. A média do setor no período era de 19%.

Recentemente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou à Anac que estudasse uma redução da malha da TAM, cujo índices de atraso e cancelamentos durante as festas de fim de ano superaram a média.Mas a maiorcompanhia nacional não deverá ser penalizada, pois os problemas foram ocasionados por imprevistos, como fechamento de aeroportos devido a mau tempo e manutenção não programada, além do aumento do fluxo de passageiros no período.

A situação é diferente com a Webjet. Com malha apertada, frota e quadro de pessoal reduzidos, os problemas acabam se agravando, diante das más condições climáticas. A empresa, segundo a assessoria de imprensa, tem uma frota de 23 aviões e atende 14 cidades. Em nota, a assessoria atribuiu os atrasos dos últimos tempos ao mau tempo.