Movimento em Viracopos cresce 345% e aeroporto vira 3ª opção em SP

09/01/2011 - Folha.com

Enquanto o governo não decide se São Paulo terá ou não um terceiro aeroporto, Viracopos, a 90 quilômetros do centro da capital, está se transformando, na prática, em uma terceira opção para o viajante paulista.

Após anos na ociosidade, o aeroporto de Campinas transportou 4,9 milhões de passageiros em 2010, alta de 345% ante 2008 -uma das maiores taxas de expansão do mundo, informam Mariana Barbosa e Agnaldo Brito, em reportagem na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Além do ambiente econômico favorável, o crescimento se explica pela chegada da Azul Linhas Aéreas, em dezembro de 2008.

Sem roubar passageiros da TAM e da Gol, que também cresceram, a Azul já conquistou 7,2% do mercado brasileiro, tendo Viracopos como base principal.

A Folha apurou que com 132 voos para 23 destinos, a Azul é responsável por 65% da capacidade do aeroporto. Para acomodar essa demanda enquanto não sai do papel a obra de ampliação -que prevê novo terminal e nova pista até 2015-, a Infraero vai construir um “puxadinho” de R$ 5 milhões.

O chamado MOP (Módulo Operacional) deve ficar pronto em maio e elevará a capacidade de Viracopos dos atuais 3,5 milhões para 5 milhões de passageiros por ano.

O MOP ampliará de 32 para 57 o número de balcões de check-in, mas já deverá estar saturado na inauguração.