Aeroporto de Vitória é o mais superlotado do país

14/04/2011 - ES Hoje

A constatação é do Ipea que ainda informou que nove aeroportos não devem ficar prontos até a Copa 2014

Quando se compra uma passagem áerea com  embarque no aeroporto Eurico Salles de Águiar, localizado em Vitória, o passageiro já sabe que enfrentará problemas. Poucas vagas para estacionar, um saguão apertado, uma sala de embarque menor e andar na pista para chegar ao avião. Sem contar a curta pista de pouso. Esta situação, que  já é de conhecimento comum foi tranformada em números pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e revelado que o Aeroporto de Vitória tem a situação mais crítica do país.

Segundo o Instituto a taxa de ocupação do aeroporto é de 472% e opera superlotado. Os dados  são obtidos a partir da divisão do número de passageiros movimentados pela capacidade do aeroporto. Além do Eurico Salles, outros 13 aeroportos operam em situação crítica, com taxa de ocupação média de 187,15% no ano passado.

Vitória aparece no topo da lista, seguido por Goiânia (391%) e Florianópolis (243%). A lista dos aeroportos em situação crítica continua com Fortaleza (169%). Porto Alegre (166%), Confins-MG (145%), Viracopos-Campinas (143%), Brasília (141%), Cuiabá (133%), Guarulhos (130%), Congonhas (129%), Natal (127%), Maceió (119%) e Manaus (108%).

Em sete anos, de 2003 a 2010, o número de passageiros nos aeroportos brasileiros saltou de 71,2 milhões para 154,3 milhões. O crescimento foi de 116,7%. Durante o mesmo preíodo, o investimento do governo no setor foi de R$ 8,79 bilhões, entre o controle do tráfego aéreo e aeroportos.

Porém, o Ipea ressalta que a média de execução do programa de investimentos da Infraero foi de apenas 44% (ao se comparar os recursos autorizados com os realizados). "Isso aponta para a necessidade de inadiável aprimoramento na gestão empresarial da Infraero", diz o estudo do instituto.

Copa 2014

Ainda segundo o estudo,  nove aeroportos em cidades sede da Copa de 2014 não deverão ficar prontos até o evento. Segundo os pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, responsáveis pelo estudo, após o projeto seriam necessários 80 meses em um prazo médio para a conclusão das obras. 

As obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos etc, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins (MG) e Porto Alegre (RS) estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa.