Embraer vende 35 jatos modelo 190 para empresas chinesas

12/04/2011 - Valor, Ana Luísa Westphalen

SÃO PAULO – A Embraer fechou contratos para a venda de 35 aeronaves modelo 190 para companhias chinesas, informou em comunicado ao mercado nesta terça-feira. A CDB Leasing Co. confirmou a compra de um segundo lote de 10 Embraer 190 e assinou uma carta de intenções para um terceiro lote de mais 10 jatos do mesmo modelo. As aeronaves serão operadas pela China Southern Airlines, maior companhia aérea do país.

A outra venda foi fechada com a Hebei Airlines, para a aquisição de 10  Embraer 190. O acordo inclui direito de compra para mais 5 unidades. A entrega dos 10 primeiros jatos está programada para setembro de 2012.

No caso da CDB Leasing Co., que encomendou seu primeiro lote de 10 E 190 em janeiro, se as 30 aeronaves forem confirmados, o pedido total chegará a US$ 1,25 bilhão, tomando como base o preço de lista. O início das entregas está previsto para o segundo semestre.

Conforme informou o Valor em sua edição de hoje, a Embraer recebeu sinal verde das autoridades chinesas para começar a produzir no país os jatos executivos Legacy 600/650. Com o objetivo de implementar uma linha de produção da aeronave, a Embraer assinou um acordo de cooperação industrial com a Aviation Industry Corporation of China (Avic).

Na fabricação dos Legacy 600, serão utilizados recursos financeiros, infraestrutura e mão de obra da joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Company (HEAI). Segundo o comunicado, as empresas vão divulgar os detalhes deste projeto nas próximas semanas.

Os acordos foram firmados no âmbito da visita da presidente Dilma Rousseff à China.