Edital para obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante é entregue na BNTM

13/05/2011 - Jornal de Turismo, Sérgio Nery, Natal

A situação dos aeroportos começa a ser solucionado em Natal. O deputado Henrique Eduardo Alves entregou, na última quinta-feira, durante a BNTM (Brazil National Tourism Market), o edital da obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Trata-se da primeira concessão publica de aeroporto com a iniciativa privada no Brasil.

Segundo Rosalba, a situação do aeroporto da cidade hoje já é complicada devido à crescente demanda e, agora, com o novo equipamento, Natal estará mais preparada para o evento esportivo. A governadora espera que em 60 dias, o processo licitatório tenha inicio.

Nesta sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) retificou o aviso de licitação do aeroporto. O leilão de concessão será realizado no dia 19 de julho e não no dia 15 de julho, informado anteriormente. A retificação foi publicada na edição desta sexta do DOU (Diário Oficial da União).

De acordo com o deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, a luta para superar esse gargalo já dura 14 anos. Alves lembra que o caminho percorrido passou pelos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e chegou a um desfecho positivo, na gestão de Dilma Rousseff, depois de muito empenho e articulação para que o projeto caminhasse. 

A expectativa do deputado é que o processo de licitação dure aproximadamente 45 dias, para que no mês de outubro, finalmente, a obra seja iniciada.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante será voltado tanto para passageiros como para cargas. O investimento deve passar de R$ 1 bilhão e gerar mais de 20 mil empregos. Segundo Alves, pelos menos 80% dessas vagas deverão ser ocupadas por pessoas do Rio Grande do Norte. “O consorcio vencedor da licitação deverá entregar o aeroporto em janeiro de 2014. Para que o Brasil e o mundo possa conhecer o Rio Grande do Norte”, cobrou.

As empresas interessadas em participar da concorrência têm até o dia 12 de julho para a entrega de documentos e apresentação das propostas econômicas. A agência disponibilizou uma página eletrônica para a busca de informações sobre o processo de concessão.